A Universidade do Porto figura entre as melhores universidades do mundo em 27 das 51  áreas de estudo avaliadas na edição 2022 do QS World University Rankings by Subject. Trata-se do melhor desempenho de sempre da U.Porto no conceituado ranking anual da Quacquarelli Symonds (QS), que classifica as instituições segundo indicadores como a reputação académica, a reputação entre empregadores e a produção científica.

Na análise aos resultados deste ano, há a destacar o reforço da presença da U.Porto no “Top 100” mundial nas áreas da Arquitetura, Engenharia Civil e Gestão da Informação, que consolidam desta forma a posição alcançada em 2021.

Nota ainda para a entrada direta para o lote das 220 melhores na área da Geofísica, área em que a U.Porto surge pela primeira vez nesta edição do QS World University Rankings by Subject. A outra novidade é o regresso, quatro anos depois, da Universidade ao top mundial (251-300) no campo da Linguística.

Em relação ao ano anterior, a U.Porto melhora também a sua posição nos domínios da Engenharia Electrotécnica (é agora a 141.ª do mundo), Agricultura (101-150), Educação (101-150), Medicina (151-200), Matemática (251-300) e Física e Astronomia (301-350).

De resto, a Universidade posiciona-se entre as 101 e as 150 melhores nas áreas das Ciências Farmacêuticas, Desporto, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Farmácia; entre as 151 e as 200 melhores em Ciências do Ambiente; entre as 201 e as 230 melhores em Arte e Design; entre as 201 e as 250 melhores em Ciências Biológicas; e entre as 251 e as 300 melhores em Ciência de Computadores, Ciência dos Materiais, FinançasLínguas ModernasMedicina, Psicologia, Química e Sociologia.

A U.Porto integra ainda o grupo das 350 melhores nos rankings de Economia e Gestão.

Ciências da Vida e da Medicina em destaque

Para além dos rankings específicos, o QS World University Rankings by Subject classifica ainda as instituições em cinco grandes áreas do conhecimento.

O grande destaque vai para a subida de mais de 100 posições – da 248.ª para a 146.ª – que a U.Porto regista na área das Ciências da Vida e Medicina, a qual passa agora a ser a melhor classificada. Nota também para a subida de 33 lugares – do 316.º para ao 283.º- nos domínios das  Ciências Naturais.

A U.Porto surge ainda na 195.ª posição mundial em Engenharia e Tecnologia; 294.ª em Artes e Humanidades e 362.ª em Ciências Sociais e Gestão.

Medicina é a área em que a U.Porto mais cresce no QS World University Rankings by Subject 2022.  (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

No topo nacional

Na comparação com as outras instituições de ensino superior nacionais, a Universidade do Porto surge como a melhor portuguesa em 14 áreas de estudo.

Para além de repetir o primeiro lugar – isolado ou em a ex aequo com outras instituições – nos domínios da Agricultura, Arquitetura, Arte e Design, Ciências do Ambiente, Ciências BiológicasCiências FarmacêuticasEducação, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Gestão de Informação e Psicologia, a U.Porto assume agora a liderança isolada em Engenharia Eletrotécnica e Medicina.

A Universidade surge ainda no 2.º lugar em 12 áreas (Ciência de Computadores, Ciência dos Materiais, Desporto, Finanças, Física e Astronomia, Geofísica, Gestão, Línguas Modernas, Linguística, Matemática, Química e Sociologia) e no 3.º em Economia.

Considerando apenas as cinco grandes áreas avaliadas, a U.Porto volta a ser a melhor portuguesa nos domínios das Ciências da Vida e Medicina e da Engenharia e Tecnologia.

Como é feita a avaliação?

A avaliação das universidades contempladas no QS World University Rankings by Subject tem como base dados de inquéritos a empregadores e académicos de todo o mundo, bem como informação bibliométrica retirada da base de dados científica Scopus/Elsevier (ver metodologia)

A nível mundial, os rankings das cinco grandes áreas avaliadas áreas são liderados pela Universidade de Harvard (EUA), número um em Ciências da Vida e Medicina e também em Ciências Sociais e Gestão; pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology (EUA), o melhor em Ciências Naturais e Engenharia e Tecnologia; e pela Universidade de Oxford (Reino Unido), que prevalece em Artes e Humanidades.