A Universidade do Porto destaca-se, pelo oitavo ano consecutivo, entre as melhores universidades do mundo no prestigiado QS World University Ranking (QSWUR). Anunciados esta quinta-feira, os resultados da edição 2021 colocam a U.Porto na 357.ª posição mundial e na 162.ª da Europa  A instituição portuense reconquista igualmente o estatuto de melhor universidade portuguesa – ao lado da Universidade de Lisboa – naquele que é considerado um dos mais importantes e reputados rankings internacionais do Ensino Superior.

Promovido pela consultora britânica Quacquarelli Symonds (QS), o QS World University Ranking 2021 avaliou o desempenho de mais de 5.500 instituições de ensino superior de 93 países, com base em mais de 100 mil respostas de académicos e de mais de 50 mil empregadores, e segundo  seis indicadores de avaliação: a reputação académica, a reputação entre empregadores, a relação entre corpo docente e estudantes, as citações por docentes, os estudantes internacionais e os docentes internacionais.

Numa análise aos diferentes parâmetros de avaliação, a Universidade do Porto surge entre as 300 melhores do mundo em dois deles. A Universidade ascende assim ao 226.º lugar mundial no que toca à reputação académica e posiciona-se no 274.º lugar entre as que apresentam um maior número médio de citações por docente.

Melhor instituição portuguesa  nas várias edições do QSWUR publicadas entre 2014 e 2019, a U.Porto viu essa liderança fugir para a Universidade Lisboa na edição anterior do ranking. As duas universidades partilham agora esse estatuto, à frente da Universidade Nova de Lisboa (428.ª), que fecha o «top 3» nacional. Seguem-se as universidades de Coimbra (431.ª), Aveiro (581-590), Minho (591-600) e Católica Portuguesa – UCP (801 – 1000).

De resto, todas as universidades portuguesas registam uma descida de vários lugares no QSWUR 2021, sendo a U.Porto aquela que perde menos posições (quatro) face ao ano passado.

EUA dominam, Ásia a subir e EUGLOH na linha da frente

A nível global, o QS World University Ranking 2021 volta a ser liderado por três instituições de ensino norte-americanas: o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e as universidades de Stanford e Harvard, respetivamente.

A Universidade de Oxford (Reino Unido) é a primeira europeia (no 5.º lugar), registando-se ainda uma forte subida das universidades asiáticas, representadas por 26 instituições no “top 100” do QSWUR.

Nota também para o bom desempenho das universidades que integram, juntamente com a U.Porto, a European University Alliance for Global Health (EUGLOH). O destaque vai para a presença da LMU Munique (Alemanha) e da Universidade de Lund (Suécia) entre as 100 melhores do mundo, ocupando as posições 63 e 97, respetivamente. Seguem-se a Universidade Paris-Saclay (França), no 305.º lugar, e a Universidade de Szeged (Hungria), posicionada entre as 501 e as 510 melhores.

Recorde-se que, em março passado, a U.Porto surgia igualmente entre as 300 melhores do mundo em 22 das áreas de estudo avaliadas na última edição do “QS World University Rankings by Subject”,  um outro ranking da QS que classifica o desempenho das instituições por áreas do saber.

Reconhecimento chega também do Médio Oriente

Nos últimos dias, a Universidade do Porto surgiu também em plano de destaque no The Center for World University Rankings (CWUR 2020-21), considerado o maior ranking global de universidades. Ocupa o 318.º lugar no mundo e o 2.º em Portugal, numa lista de 2 mil universidades selecionadas entre 20 mil instituições de ensino superior de todo o mundo.

A nível nacional, a U.Porto é superada apenas pela Universidade de Lisboa, num ranking onde estão igualmente presentes as universidades de Coimbra (408), Nova de Lisboa (420), Minho (587) e Aveiro (591), entre outras.

O CWUR tem sede na Arábia Saudita e elabora este ranking desde 2012. Entre os critérios de avaliação encontram-se a qualidade da investigação e do ensino, a empregabilidade dos alumni e o número de citações.