A consultora britânica Quacquarelli Symonds (QS) acaba de divulgar a edição 2022 do QS World University Ranking (QSWUR) e as notícias não poderiam ser melhores para a Universidade do Porto. Com uma subida de 62 posições – a maior de sempre – face ao ano anterior, a instituição portuense surge agora na 295 posição mundial (122.ª da Europa), reforçando igualmente o estatuto de melhor universidade portuguesa naquele que é considerado um dos mais importantes e reputados “barómetros” do ensino superior a nível internacional.

A edição deste ano do QSWUR avaliou o desempenho de mais de 5.000 instituições de ensino superior de 93 países, de acordo com seis indicadores de avaliação: a reputação académica, a reputação entre empregadores, a relação entre corpo docente e estudantes, as citações por docentes, os estudantes internacionais e os docentes internacionais.

Analisando o desempenho da Universidade do Porto nos diferentes parâmetros de avaliação, o grande destaque vai para a ascensão de 86 posições – até ao lugar 188 – entre as universidades que apresentam um maior número médio de citações por docente/investigador. A U.Porto é também a 218.ª universidade do mundo com melhor reputação académica.

A Universidade melhora, de resto, a sua performance em praticamente todos os indicadores face à edição anterior, sendo ainda de assinalar as subidas de 83 e 56 lugares, respetivamente, nos indicadores relativos à reputação entre empregadores (355.ª melhor do mundo) e estudantes internacionais (487.ª).

Líder em Portugal

Na comparação com as restantes unidades portuguesas, a U.Porto assume o primeiro lugar isolado, deixando para trás a Universidade de Lisboa (356.ª classificada), com quem partilhava a liderança na edição anterior do ranking. Seguem-se a Universidade Nova de Lisboa (431.ª), as universidades de Coimbra (455.ª), Minho (571-580), Aveiro (601-650) e Católica Portuguesa – UCP (801 – 1000).

A nível global, o QS World University Ranking 2022 volta a ser liderado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). O “top 5” inclui ainda as universidades de Oxford, Stanford, Cambridge e Harvard.

Nota também para o bom desempenho das universidades que integram, juntamente com a U.Porto, a European University Alliance for Global Health (EUGLOH). O destaque vai para a presença da LMU Munique (Alemanha), da Universidade Paris-Saclay (França) e da Universidade de Lund (Suécia) entre as 100 melhores do mundo, ocupando as posições 64, 86 e 87, respetivamente. Já a Universidade de Szeged (Hungria) posiciona-se entre as 551 e as 560 melhores.

Recorde-se que, em março passado, a U.Porto surgia igualmente entre as 400 melhores do mundo em 25 das áreas de estudo avaliadas na última edição do QS World University Rankings by Subject, um outro ranking da QS que classifica o desempenho das instituições por áreas do saber.

Entre as melhores do mundo na produção científica

Nos últimos dias, a Universidade do Porto surgiu também em plano de destaque no prestigiado CWTS Leiden Ranking 2021, que classifica as instituições de ensino superior de todo o mundo em função da sua produção científica durante o quadriénio 2016-2019.

A mais recente edição do ranking de Leiden coloca a U.Porto no 160.º lugar a nível mundial, no 39.º a nível europeu, e na 5.ª posição do espaço iberoamericano. Apesar de melhorar em praticamente todos os indicadores de avaliação, a U.Porto cai sete lugares face à edição anterior, queda essa explicável pelo alargamento do ranking de 1176 para 1225 universidades de 69 países.

Realizado pelo Center for Science and Technology Studies (CWTS) da Universidade de Leiden, o ranking de Leiden analisa o desempenho, qualidade e impacto das publicações científicas, tendo por base os dados científicos da Web of Science da Thomson Reuters. Entre os indicadores em análise contam-se o impacto científico (entendido como os artigos publicados na base WoS), as colaborações (artigos em parceria), o acesso aberto (proporção de artigos de livre acesso) e género (proporção de autoras).

A nível nacional, a U.Porto é superada apenas pela Universidade de Lisboa (131.ª classificada), num ranking onde estão igualmente presentes as universidades de Coimbra (405),  Aveiro (444), Minho (551) e Nova de Lisboa (566).

Numa análise por áreas científicas, a U.Porto destaca-se como a melhor portuguesa nas áreas da saúde e biomédicas, posicionando-se no lugar 149 no contexto mundial. A U.Porto surge ainda na 95.ª posição na área das ciências da vida e biologia; no 206.º lugar nas áreas da física e engenharias; na 279.ª posição nas áreas das ciências sociais e humanidades; e no 344.º lugar nas áreas de matemática e ciência de computadores.

A edição 2021 do CWTS Leiden Ranking volta a ser liderada pela Harvard University (EUA), logo seguida das chinesas Shanghai Jiao Tong University e Zhejiang University.