Os trabalhos de fim de curso realizados por Francisco Puga e Nuno Sarmento no Mestrado Integrado em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) foram distinguidos com menções honrosas no âmbito do Prémio Archiprix Portugal 2023, galardão que premeia anualmente as melhores dissertações de mestrado nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista apresentadas em Portugal.

Intitulada Clarificar, reabilitar, dignificar. As condicionantes como ferramenta na reabilitação das ilhas do Porto, a dissertação de Francisco Puga aborda a reabilitação das ilhas do Porto, procurando oferecer habitação equitativa para os centros da cidade. Partindo da análise às alterações demográficas das duas últimas décadas, da afinação do quadro regulamentar e da maior oferta de apoio por diversas instituições, o arquiteto é colocado como mediador entre todos os intervenientes. A dissertação foi orientada pelos investigadores Aitor Varea Oro e Ana Silva Fernandes, docente convidada da FAUP.

Por sua vez, a dissertação Pelas ruas da escola: um futuro para Vilarinho da Castanheira, desenvolvida por Nuno Sarmento e orientada pelo docente Luís Viegas, propõe, a partir de um estudo aprofundado desta aldeia transmontana, tal como, de uma reflexão do seu porvir, um projeto que potencie a herança cultural local e que inclua os seus habitantes no processo de mudança: a Escola-Aldeia de Música de Vilarinho da Castanheira.

O Prémio Archiprix 2023 foi atribuído ao trabalho ‘(NOVA) Mente EU’, sobre projeto de Habitação para Comunidades Sem Abrigo, da autoria de Marco Silva, da FA.ULisboa, orientado por Margarida Louro.

Sobre o Prémio Archiprix Portugal

O Prémio Archiprix Portugal foi instituído em 2012 pela Fundação Archiprix (Roterdão) e Fundação Serra Henriques (Lisboa) envolvendo de forma plural e independente a Ordem dos Arquitectos, a Trienal de Arquitectura de Lisboa, a Casa da Arquitectura, Docomomo International, Associação Portuguesa de Arquitetos Paisagistas, Associação dos Urbanistas Portugueses, Arquitectos sem fronteiras, assim como o corpo docente das instituições de ensino de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista portuguesas.

O Archiprix Portugal insere-se na Rede Internacional Archiprix, constituída pelas iniciativas congéneres Archiprix Holanda, Espanha, Turquia, Itália, Rússia, Chile e Europa Central (Bósnia Herzegovina, Áustria, Hungria, Croácia). Faz também parte da rede Archiprix o prémio de abrangência global – Archiprix Internacional.