Tem sido um dos temas mais badalados nos últimos meses e, no próximo dia 29 de junho, quinta-feira, o ChatGPT será o protagonista de um seminário que irá decorrer na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Neste encontro, que irá reunir diversos académicos das diferentes unidades orgânicas da U.Porto, estarão em debate possíveis respostas ou soluções para a pergunta “ChatGPT: que modelos de aprendizagem para o ensino superior?”.

Após ter lançado a discussão sobre as implicações desta ferramenta de inteligência artificial no âmbito académico – num evento que decorreu no passado mês de maio –, a FMUP, desta vez em associação com a Comissão de Ética da U.Porto, retoma a discussão do tema com a participação de professores e investigadores das Faculdades de Medicina (FMUP), Belas-Artes (FBAUP), Engenharia (FEUP), Letras (FLUP), Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP) e Ciências (FCUP).

Debate multidisciplinar

Com início às 14h00, a sessão de abertura contará com as intervenções de Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, José Castro Lopes, Vice-Reitor da U.Porto, e José Meirinhos, presidente da Comissão de Ética da U.Porto.

Intitulada “Que modelos de aprendizagem e avaliação para o ensino superior?”, a sessão inaugural contará com as participações de Ricardo Correia (FMUP), Diniz Cayolla Ribeiro (FBAUP), Diana Urbano (FEUP), Rui Sousa Silva (FLUP) e Emília Dias Costa (FBAUP), com moderação de Mário Fernandes, presidente do Conselho Pedagógico da FLUP.

O segundo momento de debate previsto no programa irá juntar os académicos Ana Margarida Ferreira (FMUP), Pedro Ferreira (FPCEUP), Ana Paula Rocha (FCUP), Maria Nazaré Teixeira (U.Porto) e Carlos Alves (Federação Académica do Porto), numa conversa que será moderada por Rui Nunes, presidente da Comissão de Ética da FMUP.

A sessão de encerramento irá contar com as intervenções de Guilhermina Rego (FMUP) e Pedro Rodrigues, Vice-Reitor da U.Porto.

A entrada é livre, mediante inscrição prévia.