A Vice-Reitora para a Cultura e Museus da Universidade do Porto, Fátima Vieira, foi distinguida, esta terça-feira, com a Medalha de Mérito Municipal – classe Cultural, grau Ouro – atribuída pela Câmara Municipal de Gaia em reconhecimento pelos serviços prestados ao município.

De acordo com o regulamento municipal, a concessão destas medalhas tem por objetivo “agraciar pessoas singulares e coletivas, nacionais ou estrangeiras, por atos ou serviços considerados importantes, relevantes ou excecionais, no domínio das atribuições municipais, de onde advenham assinaláveis benefícios para Vila Nova de Gaia e o seu prestígio, para a melhoria das condições de vida dos seus munícipes ou para o seu desenvolvimento futuro”.

A distinção atribuída a Fátima Vieira decorre do seu empenho em, através da cultura, dar aos estudantes da Universidade do Porto uma noção alargada de território: é esse um dos desígnios do Corredor Cultural, que integra instituições culturais de Vila Nova de Gaia.

Mais recentemente, a participação da Universidade do Porto na Bienal Internacional de Gaia veio consolidar esta relação de parceria na área da cultura, que tem já outras iniciativas conjuntas planeadas.

Recorde-se que Fátima Vieira aceitou o desafio de ser a curadora de uma das exposições integradas na mais recente edição da Bienal Internacional de Arte de Gaia 2023 | Bienal de Causas.

Patente até 8 de julho, na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), a exposição Insectário – Considerações artísticas, destaca a “causa dos insetos”. Assim sendo, “o desafio proposto aos artistas”, explica a também diretora do MHNC-UP ,”foi para, com o curador da Coleção de Entomologia do MHNC-UP, José Manuel Grosso-Silva, perceberem de que forma o equilíbrio dos insetos é essencial à nossa vida”. E depois, naturalmente, “confrontarem-nos com interrogações”. O resultado foram diferentes interpretações ou “camadas de problematização que nos foram devolvidas por vários artistas”.

A cerimónia de entrega das Medalhas de Mérito Municipal decorreu no Auditório Municipal de Gaia (AMG). Para além de Fátima Vieira, a Câmara Municipal de Gaia distinguiu outras 13 instituições e personalidades.

Entre os medalhados deste ano destacam-se ainda três antigos estudantes da U.Porto. São eles o artista Avelino Rocha (FBAUP), o o selecionador português de andebol, Paulo Jorge Pereira (FADEUP) e o médico, antigo Presidente do Conselho Geral e Doutor Honoris Causa da U.Porto, Luís Portela (FMUP).

Fátima Vieira foi uma das 14 instituições e personalidades distinguidas este ano pela Câmara Municipal de Gaia. (Foto: DR)

Sobre Fátima Vieira

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e doutorada em Cultura Inglesa pela Faculdade de Letras da U.Porto, Fátima Vieira é Professora Catedrática do Departamento de Estudos Anglo-Americanos da FLUP, onde ensina desde 1986.

Tendo como principais áreas de estudo os Estudos Utópicos e os Estudos da Tradução Literária, é a Coordenadora do polo do Porto do CETAPS  Centro de Estudos Ingleses, de Tradução e Anglo-Portugueses, onde dirige uma linha de investigação sobre o utopismo britânico e norte-americano.

É também colaboradora do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILC), onde tem coordenado projetos de investigação sobre o utopismo português.

Entre 2006 e 2016, foi Presidente da Utopian Studies Society / Europe e, em 2013, foi distinguida com o Larry E. Hough Distinguished Service Award, um galardão atribuído pela associação norte-americana “Society for Utopian Studies” em reconhecimento do seu trabalho de promoção do pensamento utópico.

Membro do Conselho Geral da Universidade do Porto de 2012 a 2014, Fátima Vieira integra desde 2018 a equipa reitoral liderada por António de Sousa Pereira.

Enquanto Vice-Reitora para as áreas da Cultura e Museus, é responsável pelo programa de eventos e exposições no edifício da Reitoria, nomeadamente através da Casa Comum, projeto lançado durante o seu mandato e que tem vindo a conquistar o seu espaço próprio na oferta cultural da cidade.

Cabe-lhe ainda a gestão de de um conjunto de instituições culturais pertencentes à Universidade, nomeadamente: o MHNC-UP, que inclui a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e o Jardim Botânico da U.Porto; a Casa-Museu Abel Salazar; o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva; e a Fundação Marques da Silva (o maior arquivo privado de arquitetura em Portugal).