O desafio está lançado a todos os que se queiram “atrever a ser ICBAS”. Na tarde de 19 de julho, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP) vai abrir as portas aos candidatos ao Ensino Superior, com um programa dedicado à apresentação da oferta formativa. O objetivo é esclarecer dúvidas e orientar o processo de decisão dos alunos do secundário, na fase de escolha do curso superior.

O Dia Aberto 2023 contará com um primeiro momento de boas-vindas por parte do diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho, e de apresentação dos cursos de Ciências do Meio Aquático, Medicina, Medicina Veterinária, Bioquímica e Bioengenharia (estes últimos com sede administrativa na Faculdade de Ciências e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, respetivamente).

O evento prossegue com atividades destinadas a esclarecer os candidatos sobre os planos de estudo e o ambiente da instituição, possibilidades de investigação, empregabilidade e saídas profissionais. Temas que, segundo Isabel Lourinho, coordenadora do Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) do ICBAS, “foram selecionados de acordo com o que têm sido as dúvidas mais frequentes colocadas pelos alunos nos últimos anos”. As dúvidas serão “esclarecidas por atuais estudantes e Alumni de cada curso”, o que, para aquela responsável, “concorre para transmitir de um modo muito fidedigno a realidade dos cursos”.

O Dia Aberto do ICBAS é, de acordo com a coordenadora do GAE, já um marco importante na captação de novos estudantes para a escola: “Temos verificado que muitos dos estudantes que optaram pelo ICBAS nos últimos anos, o fizeram devido ao Dia Aberto”, nota Isabel Lourinho, adiantando que, em alguns casos, a participação no evento conduziu inclusivamente “à escolha de um curso diferente daquele que os alunos tinham pensado inicialmente.”

O Dia Aberto do ICBAS terá início às 13h30 e culmina com um sunset – organizado pela Associação de Estudantes (AEICBAS) – que pretende promover o convívio entre os participantes e os estudantes da instituição.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia e obrigatória.