40 estudantes das Licenciaturas de Engenharia Agronómica (L:EA), Inteligência Artificial e Ciência de Dados (L:IACD) e Matemática Aplicada (L:MA) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) receberam, no passado dia 14 de junho, as primeiras Bolsas de Incentivo e de Distinção Académica atribuídas ao abrigo do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto  «Impulso Jovens STEAM».

A cerimónia, que reuniu na FCUP os estudantes distinguidos e respetivos familiares e amigos, contou com as intervenções da Diretora da FCUP, Ana Cristina Freire, e de Rui Calçada, Diretor da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), instituição parceira na L:IACD.

A fechar a sessão, e já depois da entrega de certificados aos estudantes contemplados, o Vice-Reitor para a Formação, Organização Académica, Saúde e Bem Estar da U.Porto, José Castro Lopes, destacou a importância da atribuição destas bolsas enquanto  “contributo para uma maior participação de jovens no Ensino Superior”, nomeadamente nos domínios das Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM).

Os diferentes oradores destacaram ainda a importância do «Impulso Jovens STEAM» da U.Porto, tendo em vista o reforço da missão formativa da instituição nas áreas STEAM, a promoção do sucesso escolar e o combate às desigualdades de oportunidades no acesso ao Ensino Superior, em linha com os objetivos estratégicos da Universidade e com o enquadramento do PRR no quadro das Qualificações e Competências.

Note-se que, além das três licenciaturas da FCUP, o catálogo formativo do «Impulso Jovens STEAM» da U.Porto inclui ainda a Licenciatura em Desenho (FBAUP) e a Licenciatura em Literatura e Estudos Interartes (FLUP).

Os novos estudantes que ingressem no ano letivo 2023/2024 num destes cinco cursos podem assim candidatar-se a estas bolsas de incentivo e usufruir de bolsas de distinção académica, financiadas com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Sobre as bolsas

As bolsas entregues ao abrigo do Programa «Impulso Jovens STEAM» da U.Porto  incluem as «Bolsas de incentivo», destinadas a novos estudantes que ingressem pela primeira vez no Ensino Superior e que se matriculem no 1.º ano das cinco licenciaturas abrangidas pelo programa.

Já as «Bolsas de distinção académica» destinam-se aos estudantes com melhor desempenho académico em cada ano curricular dos diferentes ciclos de estudos.

Ambas as bolsas correspondem ao valor da propina anual do curso para estudantes nacionais inscritos em regime de tempo integral (697 euros, no ano letivo em curso).

No caso das bolsas de incentivo, a bolsa é renovável pela duração normal do ciclos de estudos. Isto significa que os estudantes beneficiários destas bolsas – que ingressem em 2022/2023 e 2023/2024 – poderão ser financiados nos três anos da sua licenciatura.

Para mais informações (condições de elegibilidade, procedimentos de candidatura, etc), consultar o Regulamento para a Atribuição de Bolsas no âmbito das Licenciaturas da U.Porto integradas no Programa «Impulso Jovens STEAM» (PRR).

Um programa ambicioso

Com este programa de bolsas, espera-se então aumentar a atratividade dos ciclos de estudos abrangidos pelo Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto e, ao mesmo tempo, promover o sucesso escolar dos estudantes.

Abarcando os programas «Impulso Jovens STEAM» e «Impulso Adultos», este projeto ambicioso tem como grande objetivo atrair mais de 9.500 novos estudantes para a Universidade do Porto até junho de 2026, canalizando para o efeito um investimento total de 16.326 milhões de euros, cofinanciado pelos fundos do programa «Next Generation EU» através do PRR

Desta verba, cerca de 7 milhões de euros destinam-se programa «Impulso Jovens STEAM», que visa o reforço da oferta formativa de 1.º ciclo no domínios das Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM).

Para além das licenciaturas em Desenho, Literatura e Estudos Interartes e Matemática Aplicada, que tiveram a sua primeira edição em 2022/2023, este esforço prevê também o lançamento – mediante a acreditação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) – de mais duas licenciaturas em áreas STEAM.

Para os próximos anos, prevê-se ainda assegurar um número reforçado de vagas nas licenciaturas em Engenharia Agronómica e em Inteligência Artificial e Ciência de Dados, bem como em 1.ºs ciclos de estudos (licenciaturas) das áreas STEAM classificados com índice de excelência.