A jovem investigadora Xuwen Zeng, que integra o grupo «Immune Sensing and Signaling Dynamics», do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi recentemente distinguida com uma bolsa altamente competitiva atribuída pelo China Scholarship Council (CSC). Com um valor aproximado de 50 mil euros, esta bolsa vai financiar os seus estudos de doutoramento em Portugal durante três anos.

Xuwen Zeng vai desenvolver o seu projeto de doutoramento sob a supervisão do investigador Pedro Moura Alves, detentor da ImmunoHUB ERA Chair no i3S. O objetivo do trabalho, explica, “é estudar o papel do recetor de aril hidrocarboneto (AHR) durante a infeção e o seu impacto nos mecanismos de defesa do hospedeiro”.

Para a estudante de doutoramento, ter recebido este prémio é uma grande honra: “A bolsa de estudo CSC é concedida por uma instituição afiliada ao Ministério da Educação do governo chinês, o que significa que o meu trabalho árduo foi reconhecido pela minha nação, o que pesa mais do que o dinheiro. Esta honra irá também abrir caminho para a minha próxima etapa profissional, quando regressar à China”.

A investigadora contactou Pedro Moura Alves quando este ainda estava no Instituto Ludwig de Investigação do Cancro, na Universidade de Oxford. O cientista informou-a que iria transferir o seu grupo para o i3S, em Portugal, mas isso não a demoveu. “Respondeu prontamente que queria juntar-se a nós para fazer o doutoramento. Trabalhámos arduamente para conseguir recrutar a Xuwen, pois tivemos de ultrapassar muitas burocracias. Foi um processo longo, mas bem sucedido, graças ao empenho da Tânia Lima (gestora do Projecto ImmunoHUB), e ao apoio total do i3S, nomeadamente do diretor Claudio Sunkel, do programa doutoral MCBiology (um agradecimento especial à co-directora do programa, Paula Tamagnini) e do Vice-Reitor da Universidade do Porto, Pedro Rodrigues”, explica o investigador.

Para o líder do grupo «Immune Sensing and Signaling Dynamics», este prémio “reconhece não só a excelência de Xuwen Zeng como estudante, mas também o seu empenho, motivação e trabalho árduo”. É a primeira aluna de doutoramento do i3S a receber um prémio deste tipo e, acrescenta Pedro Moura Alves, “espero sinceramente que seja apenas o início de um percurso pessoal e científico bem sucedido para a Xuwen e um trampolim para o i3S atrair outros estudantes ao abrigo deste programa”.

E como está a correr o trabalho num país e num instituto diferentes? “Portugal e o i3S são ótimas escolhas. Permitem o contacto com investigadores especializados em diversas áreas e o acesso a instalações de ponta, assim como apoio técnico necessário para a execução do meu projeto. Tirar partido da rede de colaboração deste grupo de investigação de excelência permitir-me-á também alavancar a minha carreira e ter novas abordagens experimentais”, sublinha Xuwen Zeng.