Domingos Tavares, Professor Emérito da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), vai receber no próximo dia 20 de junho o título de Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Na cerimónia será também atribuído o mesmo grau ao Professor Manuel Aires Mateus.

Domingos Tavares nasceu em Ovar, em 1939. É licenciado em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Em 1973, um mês após terminar a licenciatura, ingressou no quadro docente da ESBAP. Ao longo da sua carreira nesta Escola lecionou nas áreas de Projeto e de Teoria e História da Arquitetura.

Com Fernando Távora e Alexandre Alves Costa, foi membro da Comissão Instaladora da FAUP, responsável pelo início de um novo ciclo que contou com a participação de um grande número de jovens arquitetos que hoje, mais de 40 anos depois, vão encerrando a sua atividade docente. Na FAUP, foi Presidente do Conselho Diretivo e do Conselho Científico (1998-2006). A 4 de março de 2010, proferiu a Última Aula na FAUP intitulada ‘Alma perdida’.

No conjunto das suas obras arquitetónicas destacam-se os projetos de habitações individuais para Ovar (1967-1977), o Lar de Santiago, da Misericórdia de Viana do Castelo (1977-1982), um conjunto habitacional em Esmoriz (1989-1992), o edifício da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (1997), em colaboração com José Quintão e Lúcio Parente (do Centro de Estudos da FAUP); e, ainda, a Biblioteca da Escola de Engenharia, do Instituto Politécnico de Coimbra.

Em 2003, Domingos Tavares deu início ao projeto editorial intitulado Sebentas de História da Arquitectura Moderna. Estas sebentas, em tom monográfico, “traduzem a passagem a escrito do conteúdo das aulas de História da Arquitectura Moderna da FAUP versando o ciclo clássico da arquitectura europeia”. É autor de um extenso conjunto de livros como Da Rua Formosa à Firmeza (FAUP, 1985), Francisco Farinhas: Realismo Moderno (Dafne, 2007) e André Soares, Arquitecto tardobarroco (Dafne, 2020).