O trabalho “Síria: No país das não-crianças”,  da autoria de Inês Araújo e Silva e Inês Pinto Pereira, ambas licenciadas em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, recebeu uma menção honrosa no âmbito da 9.ª edição do Prémio de Jornalismo “Os Direitos da Criança em Notícia”, atribuído pela Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens.

Desenvolvido no âmbito do estágio curricular da Licenciatura em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e publicado em julho de 2022 no JPN – o jornal online do mesmo curso -, o trabalho agora premiado na categoria Imprensa Nacional/Online teve como base a “situação de extrema vulnerabilidade em que vivem milhares de crianças, de dezenas de países, presas em campos de refugiados na Síria, bem como a de muitas outras retidas em prisões para adultos no país do Médio Oriente, em guerra há mais de dez anos”.

Para perceberem e demonstrarem a dimensão do problema, as autoras recolheram o testemunho de representantes de várias organizações internacionais como da Save The ChildrenMédicos Sem FronteirasComité da Cruz Vermelha InternacionalHuman Rights Watch e Amnistia Internacional, bem como um testemunho de uma jovem síria de 23 anos que cresceu num país em conflito.

O trabalho teve a coordenação de Filipa Silva e Tiago Serra Cunha e a ilustração de Afonso Melo, estudante da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP).

Em declarações ao JPN, as autoras revelaram-se “muito agradecidas” por uma distinção que vai ao encontro do objetivo que perseguiam: “É uma prova de que este trabalho, que começou por ser uma ideia ambiciosa na redação, acabou por cumprir o nosso propósito: alertar para a existência de um conflito que afeta, há mais de uma década, a vida das crianças que vivem na Síria e que muitas vezes é esquecido pelos meios de comunicação social”, referem as autoras.

“É a confirmação de que não é preciso ter muitos meios para conseguir fazer algo bem e com significado. É por trabalhos como este que gostamos de fazer o que fazemos”, concluem.

Sobre o Prémio

O Prémio de Jornalismo “Os Direitos da Criança em Notícia” é uma iniciativa do Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens, organismo que reúne diversas entidades relacionadas com os direitos das crianças e jovens, entre elas a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

Com o apoio da SPA – Sociedade Portuguesa de Autores, este prémio destina-se aos autores de trabalhos jornalísticos publicados em Portugal, nos domínios da Imprensa/Online, Rádio e Televisão, que tenham em conta a promoção e divulgação dos direitos da criança, numa perspetiva crítica, pluralista e inclusiva.

O valor do prémio é de 2 mil euros para cada categoria, repartido equitativamente, nos casos em que há vencedores ex æquo.

Os Prémios deste ano foram entregues no passado dia 7 de junho, em Lisboa.