A Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) organizou, nos dias 11 e 12 de maio, a Conferência Internacional intitulada “Novos Desafios à investigação sobre Criminalidade Organizada”.
Nesta evento, procurou-se debater os desafios e a evolução que o crime tem vindo a representar, em diferentes contextos. Nas palavras de Pedro Sousa, Diretor da Escola de Criminologia da FDUP, “esta iniciativa tem origem numa vontade de conhecer as práticas no terreno das autoridades e dos operadores de polícia criminal, e de juntar a essas práticas, o conhecimento que a academia vai acumular ao longo dos seus trabalhos”.
“A Escola de Criminologia, desta forma, quer-se afirmar, em Portugal e também em termos internacionais, com um centro nevrálgico cerebral em torno deste tema”, acrescenta o Diretor.
A Conferência procurou ainda definir o conceito de “crime organizado”. Como refere Cândido da Agra, Professor Emérito da U.Porto e fundador da Escola de Criminologia, “a palavra “crime organizado” ainda não traduz com nitidez científica o fenômeno do crime organizado. As palavras devem traduzir com rigor as coisas (…) os conceitos devem dizer a essência das coisas”.
Para outros vídeos, visite o canal oficial da Universidade do Porto no Youtube.