Encontram-se abertas, até 21 de abril, as candidaturas à primeira edição do prémio “Prática Pedagógica Inovadora” (PPI), “destinado a promover processos de ensino e aprendizagem inovadores que tenham sido implementados em unidades curriculares que fazem parte dos ciclos de estudo e dos cursos e/ou unidades não conferentes de grau” da Universidade do Porto.
Enquadrado no novo Programa Inovação educativa na Universidade do Porto, coordenado pela Pró-Reitoria da Inovação Educativa, este galardão aponta à “melhoria dos modelos educativos” na U.Porto, através do “financiamento de aquisição de equipamentos, licenças ou programas informáticos, mobiliário, serviços externos e outras ações, que contribuam para a inovação do quadro pedagógico”.
Podem candidatar-se ao prémio “Prática Pedagógica Inovadora” todos os professores, investigadores ou grupos de docentes que se constituam como uma equipa pedagógica na lecionação de uma ou mais unidades curriculares.
Cada proposta selecionada – até um número máximo de dez – receberá um prémio monetário de 1.000 euros.
Como candidatar-se?
As candidaturas devem ser submetidas até ao dia 21 de abril 2023, para o e-mail [email protected]. juntamente com o formulário de candidatura e os documentos referidos no regulamento do prémio.
As candidaturas serão posteriormente avaliadas por um júri nomeado para o efeito, de acordo com a “relevância, originalidade e atualidade” do projeto e “tendo em conta a adequação da estratégia de inovação pedagógica às competências a desenvolver pelos estudantes, as opções associadas a uma aprendizagem centrada nos estudantes, o grau de inovação e mudança pedagógica introduzida e as condições promotoras de igualdade de oportunidades”.
Serão igualmente valorizados os “efeitos da PPI no contexto atual do curso ou unidade curricular, aferidos a partir do grau de sucesso dos estudantes na aprendizagem, da recolha de evidências de aprendizagem, das ações de disseminação previstas”.