Pedro Pato admite que “o prestígio da Instituição e a qualidade do ensino prestado foram importantes fatores a ter em consideração” na altura de escolher a Universidade do Porto -e masi concretamente o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) para dar os seus primeiros passos. O curso, esse, nunca esteve em dúvida: Medicina.

Em relação ao primeiro ano do curso, “embora tenha sido um ano desafiante”, o estudante confessa que a estreia superou a suas expectativas, e que a “experiência vivida foi bastante enriquecedora”, não só pelos “laços de amizade”, como também pela “dedicação dos docentes e o grande espírito de entreajuda entre os estudantes”

“Perspetivar o futuro é ainda precoce”, Mas Pedro Pato acredita num futuro risonho, propício à criação de “memórias inesquecíveis” e de experiencias únicas que farão dele um “bom médico”.

Numa experiência que considera “única”, o percurso do jovem estudante fica, para já, marcado pela conquista de um dos prémios mais simbólicos da U.Porto. Com uma média de 18,9 valores no primeiro ano do curso, cabe a Pedro Pato representar o ICBAS entre os vencedores do Prémio Incentivo 2023

“Seria fútil pensar que este prémio gratifica exclusivamente o meu trabalho – subjacente a ele está todo um conjunto de pessoas (família, colegas, amigos e docentes) que me ajudou a concretizar os meus objetivos”, realça o estudante, sobre esta distinção.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

Sempre soube que o meu futuro passaria pelo curso de Medicina – a questão seria a faculdade a frequentar. Houve vários fatores que fizeram da Universidade do Porto, e mais particularmente do ICBAS, a escolha óbvia. Por um lado, o prestígio da Instituição e a qualidade do ensino prestado foram importantes fatores a ter em consideração. Por outro, as referências positivas de estudantes desta universidade também contribuíram para a minha decisão. Por fim, a relativa proximidade de casa também foi um aspeto relevante.

– De que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

O primeiro ano superou as minhas expectativas. Embora tenha sido um ano desafiante, que implicou a adaptação a uma nova realidade, estou ciente de que a experiência vivida foi bastante enriquecedora, quer pelos conhecimentos adquiridos quer pelos laços de amizade criados. Se, por um lado, conheci os colegas com quem vou conviver até ao final do curso, por outro fiz amigos fantásticos cuja amizade espero que perdure por muitas décadas. Gostava de salientar a dedicação dos docentes e o grande espírito de entreajuda entre os estudantes do ICBAS, que facilitam o processo de adaptação à nova realidade de estudante universitário.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Tendo por base a realidade do ICBAS, gostaria que o espaço da cantina/bar e os recursos humanos nele envolvidos fossem alargados, na medida em que se revelam claramente insuficientes face à quantidade de estudantes da faculdade. Além disso, considero que o processo de atribuição dos horários e turmas práticas deveria ser reformulado.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

O meu objetivo sempre foi esforçar-me de modo a tirar o máximo proveito desta experiência de ensino. Neste sentido, o Prémio Incentivo representa a recompensa de uma meta alcançada, o reconhecimento do meu trabalho e empenho ao longo do primeiro ano e uma motivação para os muitos anos que ainda se avizinham. Assim, é uma enorme honra receber esta distinção e agradeço à Universidade do Porto pela iniciativa. No entanto, seria fútil pensar que este prémio gratifica exclusivamente o meu trabalho – subjacente a ele está todo um conjunto de pessoas (família, colegas, amigos e docentes) que me ajudou a concretizar os meus objetivos.

– Como vês o teu futuro daqui a 10 anos?

Num curso tão longo como o de Medicina (que, verdadeiramente, nunca acaba), perspetivar o futuro é ainda precoce. Contudo, espero que os próximos anos sirvam para criar memórias inesquecíveis, ao mesmo tempo que adquiro as competências, intelectuais e pessoais, que farão de mim um bom médico.

– Se tivesses de descrever a tua experiência na U.Porto numa palavra, qual seria?

Única!