Natural de Coimbra, Lara Ramos admite que “as boas referências, a qualidade do ensino e a proximidade” foram um fator decisivo na escolha da Universidade. Contas feitas, a jovem de 19 anos acabou por encontrar na licenciatura em Picologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) o caminho que pretende seguir no futuro.

Da experiência do primeiro ano destaca as amizades, mas também os projetos de grande valor como o voluntariado. Com uma clara tendência para ajudar quem mais precisa, Lara Ramos prevê um futuro “a exercer em contexto clínico com crianças”, e a “nunca parar de aprender e querer saber mais e ser melhor”.

Foi esta ambição e paixão pelo trabalho que a fizeram chegar ao grupo dos melhores estudantes do 1.º ano da U.Porto no ano letivo 2021/2023. Com uma média de 18,05 valores, a futura psicóloga figura entre os 20 estudantes vencedores do Prémio Incentivo 2023. E sintetiza a sensação numa frase: “É sempre bom vermos o nosso esforço reconhecido!”. 

-O que te motivou a escolher a U.Porto?

As boas referências, a qualidade do ensino e a proximidade. 

-O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

De ingressar no caminho que pretendo seguir no meu futuro, de conhecer pessoas novas, assim como das experiências, nomeadamente de voluntariado, únicas. 

-O que gostavas de ver melhorado na Universidade? 

Penso que principalmente a componente prática, da qual sentimos falta e, às vezes, fica difícil ir para além da teoria e perceber a aplicabilidade de diversos conteúdos, o que certamente seria ainda mais motivante. 

-Qual a importância do Prémio Incentivo para ti? 

É sempre bom vermos o nosso esforço reconhecido. 

-Como vês o teu futuro daqui a 10 anos? 

Imagino-me a exercer em contexto clínico com crianças, a nunca parar de aprender e querer saber mais e ser melhor, assim como ter uma família e, acima de tudo, ser feliz. 

-Se tivesses de descrever a tua experiência na U.Porto numa palavra, qual seria?

Especial.