Luís Marta, antigo estudante da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), foi distinguido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), com o Prémio Ética no Desporto 2022.

Professor de Educação Física, diretor técnico de desporto adaptado do Sporting Clube de Braga e treinador paralímpico, Luís Marta vê assim reconhecido um percurso de “trabalho de bastante mérito, na defesa de valores e da ética”, salienta o IPDJ na sua página oficial.

A organização do Prémio salienta ainda o contributo do antigo estudante da FADEUP, muitas vezes em regime de voluntariado e com sacrifício da vida familiar, no sentido de incentivar a autonomia de pessoas com deficiência.

Licenciado pela FADEUP em 1991, instituição onde concluiu o mestrado sete anos mais tarde, Luís Marta confessava em 2021, em entrevista à Newsletter FADEUP, lutar diariamente para que o “Desporto para Pessoas com Deficiência deixe de o ser”, frase que espelha a dedicação com que sempre abraçou a sua causa.

Sobre o prémio

Esta é a 11.ª vez que o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto e o Instituto Português da Juventude atribuem o Prémio de Ética no Desporto, distinção que, anualmente, enaltece instituições ou projetos de âmbito desportivo que promovem os valores e a ética no desporto.

Entre os vencedores de edições anteriores encontram-se os nomes de António Gentil Martins, Ricardo Monteiro (Tarantini) ou o Clube de Judo Total e a Federação de Andebol de Portugal.