Henrique Diogo Silva, estudante do Programa Doutoral em Media Digitais da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESCTEC), é um dos vencedores da edição deste ano do programa de bolsas R&D@USA, impulsionado pela FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

Desenvolvida sob a orientação de António Lucas Soares, professor no Departamento de Engenharia Informática, e Donna Rhodes, professora no Massachusetts Institute of Technology (MIT), a tese de Henrique Diogo Silva aborda o conceito de ‘digital twin’ como elemento central da arquitetura de plataformas digitais aplicadas à indústria.

O intuito é perceber como esta área pode servir para gerir todo o ciclo de vida do produto/serviço que acontece de forma intraorganizacional e todos os dados e informação necessários para suportar um mercado interorganizacional.

“Esta bolsa permite-me continuar a cooperar com os investigadores do Sociotechnical Systems Research Center do MIT. Interessa aprofundar a perspetiva sociotécnica, servindo como ponto de contacto entre empresas americanas que integraram tecnologias ‘digital twin’ no ciclo de vida dos seus produtos, e colaborar na análise dos dados destes casos de estudo”, explica o estudante.

Estes resultados vão ser parte integrante das principais publicações do doutoramento de Henrique Diogo Silva, focando-se “nas suas consequências mais amplas para o futuro desenvolvimento de plataformas baseadas em ‘digital twin’ e as suas implicações para a nossa visão”, avança o investigador.

Aproximar Portugal e os Estados Unidos

No contexto deste programa de bolsas, a FLAD selecionou mais 13 candidatos portugueses para rumarem aos Estados Unidos para estágios de investigação em diferentes instituições americanas.

Estes estágios devem incidir em temas científicos ou tecnológicos inovadores, devendo ainda contribuir para a aproximação de instituições portuguesas e norte-americanas de modo a incrementar a rede de conhecimentos entre os dois países, o que facilita o desenvolvimento de parcerias institucionais.

Para além de Henrique Diogo Silva, a edição deste ano das bolsas R&D@USA distinguiu também Catarina Azevedo, estudante do doutoramento em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e investigadora do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S).