Os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP) comemoraram o seu 57.º aniversário no passado dia 24 de novembro. Um dia aproveitado pelo novo diretor, José Miranda Coelho, para visitar as diferentes residências universitárias, cantinas e gabinetes que integram a oferta dos SASUP à comunidade.
“A nossa ambição é que, num futuro próximo, possamos fazer ainda melhor”, vincou o responsável, à margem das comemorações dos Dia dos SASUP 2022. E concretizou: “Por um lado, temos de investir em infraestruturas. E temos já um plano relevante, que vai dar origem a uma intervenção substantiva nos próximos anos. Por outro lado, o nosso serviço tem que estar o mais próximo possível da comunidade académica”.
Perspetivando o futuro dos SASUP, José Miranda Coelho elege “compromisso” e “humanizar” como palavras “particularmente relevantes”. Neste contexto, “gostaríamos muito que o futuro dos SASUP passasse por uma humanização em matéria de trabalho interno, mas também naquilo que é a nossa relação com os estudantes, com o exterior e com toda a comunidade académica para quem trabalhamos”.
Sobre os SASUP
O Dia dos SASUP assinala os 57 anos sobre a publicação, a 26 de novembro de 1965, do decreto-lei que regulamentou oficialmente o Centro Universitário do Porto, organismo “fundador” do apoio social aos estudantes da Universidade do Porto e génese dos atuais Serviços de Ação Social da U.Porto.
O C.U.P. permaneceu ativo até 1980, ano em que foi incorporado nos Serviços Sociais da Universidade do Porto (SSUP). Em 1996, os reformulados Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP) assumem o estatuto de unidade orgânica da U.Porto.
Atualmente, os SASUP desenvolvem uma atividade alargada ao nível do apoio aos estudantes da U.Porto, que se faz sentir em domínios tão diversos como o alojamento, a alimentação, o apoio médico e a atribuição de bolsas de estudo.