Será um encontro de partilha e discussão de ideias, com vários/as convidados/as, num modelo de mesas/tertúlias assistidas e abertas à participação do público. O seminário de encerramento do projeto DiverGenteS, promovido pela gentopia, vai decorrer no próximo dia 30 de novembro, a partir das 10h00, no auditório Ruy Luís Gomes , à Reitoria da Universidade do Porto.

“isto não é um glossário: in/definições de géneros e sexualidades”, “De memória: história das lutas feministas e LGBTQIA+ em Portugal” e “divergentes” serão as três publicações que fazem parte do arranque do programa, e que foram desenvolvidas no âmbito deste projeto.

Após as apresentações seguir-se-á uma conversa sobre As potencialidades e os desafios da linguagem inclusiva e neutra nas questões de género. A moderação caberá à jornalista do Jornal Público, Aline Flor.

À tarde, a partir das 14h30, será visitada a história das lutas feministas e LGBTQIA+ com um olhar focado em Perspetivas históricas para a construção de futuros mais afirmativos. A sessão terá como moderadora a jornalista do Jornal Público Ana Cristina Pereira, e terminará com uma conversa sobre as Questões de género na interseccionalidade da intervenção comunitária, trazendo exemplos de boas práticas.

A partir das 17h00, a sessão de encerramento contará com a presença de Conceição Nogueira, Presidente da gentopia, e Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

O projeto DiverGenteS é promovido pela gentopia – Associação para a Diversidade e Igualdade de Género – e financiado pelo Fundo Social Europeu através do PO ISE e Portugal 2020, através da CIG.

A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia., limitada à lotação do espaço.

Sobre a gentopia

A gentopia nasceu em 2018, da iniciativa de um grupo de investigadores (em áreas da psicologia, como feminismos, diversidade, género, sexualidades, envelhecimento, identidade de género, e violência de género) com vontade de promover a igualdade de género e o conhecimento, aconselhamento e intervenção nos diferentes domínios da diversidade humana.

O grupo tem como premissa transpor ativamente esse conhecimento científico para uma intervenção informada com a intenção de educar sobre a diversidade das experiências humanas.

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