Quais as vantagens do leite materno para os recém-nascidos? O que são e para que servem os bancos de leite humano? Que cuidados devem ser tidos em conta no processamento do leite humano? Estas são algumas das questões que vão ser respondidas no próximo dia 5 de novembro, na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação ad Universidade do Porto (FCNAUP, no âmbito do Simpósio “Amamentação: Uma prioridade da Nutrição Infantil”.

A decorrer ao longo de toda manhã (das 9h00 às 13h00), no auditório principal este simpósio (ver programa) vai reunir vários especialistas para uma reflexão alargada sobre temas relacionados com a amamentação.

E é precisamente da importância da amamentação na nutrição infantil de que se vai falar no primeiro painel do simpósio. Já o segundo painel vai focar-se nos bancos de Leite Humano, com especial enfoque no recém-inaugurado Banco de Leite Humano do Norte, no Centro Hospitalar e Universitário São João (CHUSJ), o primeiro do género na região norte.

Esta será por isso uma boa oportunidade para perceber o que são e para que servem os Bancos de leite humano, mas também para compreender todo o processo de gestão das dadoras de leite humano.

A moderação dos painéis ficará a cargo dos dois coordenadores científicos do simpósio: a nutricionista Diana e Silva, Professora Auxiliar Convidada da FCNAUP e coordenadora da Unidade Leites do Banco de Leite Humano do CHUSJ; e o pediatra e neonatologista Henrique Soares, diretor do Serviço de Neonatologia do CHUSJ e Professor Convidado da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP).

O simpósio é aberto a toda a comunidade académica e científica da U.Porto, bem como a profissionais de Saúde. Os interessados devem candidatar-se até 30 de outubro de 2022. A participação está sujeita ao pagamento de uma propina de 10 euros, à qual acresce o pagamento do seguro escolar de 2 euros (exceto para atuais estudantes da U.Porto).

Mais informações