Com o novo ano letivo à porta, cerca de meia centena de estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) terminaram as suas férias mais cedo e rumaram ao município da Sertã, em Castelo Branco, para mais uma edição do “Medicina Vai”.

Dinamizada pela Associação de Estudantes da FMUP (AEFMUP), esta iniciativa tem como objetivo promover bons hábitos de saúde nas regiões mais periféricas do país.

Na edição deste ano, os futuros médicos desenvolveram uma semana de atividades junto da população local, como rastreios de doenças cardiovasculares e diabetes, sessões de envelhecimento ativo, visitas domiciliárias para a prestação de cuidados de saúde primários e breves formações em suporte básico de vida.

Educar para a saúde

“A nossa missão passa por contribuirmos para a educação em saúde das populações mais isoladas e, consequentemente, mais envelhecidas, sensibilizando para a necessidade de acompanhamento clínico, a importância de estilos de vida saudáveis e a diminuição de possíveis comportamentos de risco”, referem os estudantes da comissão organizadora.

Paralelamente, o “corpo clínico” do “Medicina Vai” desenvolveu atividades dirigidas às crianças e adolescentes do município, como o Hospital dos Pequeninos – uma iniciativa que visa desmistificar medos associados a uma ida ao médico.

Ao longo da semana, houve também campanhas de sensibilização sobre as doenças sexualmente transmissíveis e sessões de educação para a saúde sexual e reprodutiva.

O Hospital dos Pequeninos voltou a ser uma das atividades mais procuradas do “Medicina Vai”. (Foto: AEFMUP)

A par da vertente educativa e formativa, o “Medicina Vai” tem ainda o objetivo de alertar os próprios estudantes para as carências nos cuidados de saúde verificadas nas regiões mais “isoladas” do país, sensibilizando-os para o papel crucial que poderão vir a desempenhar enquanto futuros profissionais de saúde.

“As nossas atividades e dinâmicas visam promover a participação e intervenção ativa dos estudantes na prevenção da doença e na promoção da saúde na comunidade”, destacam os futuros médicos da FMUP.

Esta foi a décima primeira edição da iniciativa que já percorreu o país de norte a sul, em locais como como Albergaria-a-Velha, Alter do ChãoArmamar, Baião, Coruche, Sesimbra, Óbidos e Vinhais.