O “Hospital dos Pequeninos” é uma das muitas atividades que os estudantes vão realizar durante a oitava edição do “Medicina Vai…”. (Foto: AEFMUP)

Mais de 50 estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) rumam este domingo a Óbidos para sensibilizar e educar miúdos e graúdos em questões relacionadas com a saúde. De 8 a 14 de setembro, o “Medicina vai…” leva os futuros médicos da U. Porto a realizar rastreios cardiovasculares, a educar jovens para a saúde sexual e reprodutiva ou a “brincar” com os mais pequenos, para que estes não tenham medo quando precisem de ir ao médico.

“Optamos sempre por ir a locais fora dos grandes centros urbanos, onde há mais populações isoladas e, possivelmente, com menos acesso a informação”, explica Miguel Lopes, um dos coordenadores do evento. “Um dos nossos principais objetivos é dar ferramentas e transmitir conhecimentos às pessoas para terem uma atitude reativa perante determinados alertas precoces, ou para saberem quando pedir ajuda”, refere o estudante da FMUP.

Depois de edições passadas por Albergaria-a-Velha, Alter do Chão, Baião ou Sesimbra, a escolha deste ano recaiu na cidade de Óbidos, onde os estudantes vão percorrer diversas freguesias da vila medieval. Durante sete dias, o grupo de futuros médicos vai realizar rastreios de hipertensão e diabetes e promover sessões de envelhecimento ativo. O objetivo? Sensibilizar a população para estilos de vida saudáveis.

Também os mais jovens vão ter direito a programas específicos. No “Hospital dos Pequeninos”, por exemplo, as crianças são convidadas a levar os seus brinquedos e peluches a “consultas”, tudo para desmistificar os medos associados a uma ida ao médico. Para os adolescentes, estão preparadas sessões de educação para a saúde sexual e reprodutiva e campanhas de sensibilização noturna, para que estes evitem comportamentos de risco no futuro.

O “Medicina vai…”, uma iniciativa da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da U. Porto (AEFMUP), conhece este ano a sua oitava edição e continua a ser das atividades mais procuradas entre os estudantes da faculdade. Além da vertente social, a edição deste ano tem também programada uma iniciativa ambiental, com a plantação de 60 árvores na encosta das muralhas de Óbidos.