Obter informações sobre os cursos de forma rápida e intuitiva, percorrer o campus da Universidade em formato virtual e interativo ou conhecer os cantos à “casa” na pele dos diferentes públicos que a procuram. A partir desta segunda-feira, dia 5 de setembro, tudo isso está à distância de uma visita ao novo site oficial da Universidade do Porto (www.up.pt).

Mais acessível, funcional e direcionada para a promoção da Universidade a nível nacional e internacional, a nova página da U.Porto nasce com o propósito de reforçar a presença digital da instituição, bem como de melhorar a ligação com os públicos que nela orbitam

“Com a nova página institucional, pretendemos garantir uma resposta mais imediata e eficaz a quem procura a Universidade, seja para obter informações sobre a nossa oferta formativa, para conhecer e colaborar com o nosso ecossistema científico, ou para descobrir os nossos espaços culturais. Procuramos igualmente garantir que essa experiência seja o mais agradável e rica possível para quem nos visita”, explica Ana Camanho, Vice-Reitora da U.Porto responsável pelas áreas da Transformação Digital e Gestão da Informação.

Aspeto do topo da homepage do novo up.pt. (Foto: DR)

Ao entrar no novo up.pt, e já depois de passar os olhos pelas últimas novidades que marcam o quotidiano da U.Porto, o visitante é então convidado a explorar as cinco áreas de informação que compõem a estrutura principal da página (Estudar, Investigar, Inovar, Viver e Conhecer), correspondentes àquelas que são as principais áreas de atuação da Universidade.

Uma outra forma de navegação passa pelas gateways (portas de entrada), onde os diferentes públicos-alvo da U.Porto (pré-universitários, estudantes, estudantes internacionais, alumni e profissionais) podem aceder rapidamente a um conjunto de informações relacionadas com os seus interesses específicos.

A disponibilização de uma versão otimizada para dispositivos móveis e de uma versão integral em inglês, o investimento numa componente visual mais atrativa, a ligação ao portal de notícias da U.Porto ou a aposta em conteúdos multimédia (ainda não implementada na plenitude, mas que passará pela inserção regular de infografias e conteúdos vídeo) são outras mais-valias de uma plataforma que pretende dar a conhecer as competências e os recursos da Universidade.

O primeiro passo…

O lançamento da nova página oficial da U.Porto constitui também o primeiro passo de uma estratégia que, numa fase posterior, prevê a reformulação das páginas das 14 faculdades da instituição.

“Enquanto Universidade na vanguarda do ensino superior a nível mundial, só temos a ganhar em afirmar uma identidade coerente. E isso passa também pela forma como nos apresentamos àqueles que nos procuram”, refere Ana Camanho, deixando ainda o convite: “visitem o novo site, explorem-no e dêem-nos o vosso feedback para que possamos melhorar no futuro”.

Quem aceitar o desafio pode enviar as suas sugestões através do e-mail [email protected].