Vai nascer, a 6 de setembro, um novo podcast sobre ciência em Portugal. Partindo do conceito da revista “INESC TEC Ciência e Sociedade”, lançada pela primeira vez em novembro de 2020 pelo INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, nascem agora os formatos podcast e videocast.

A primeira temporada do podcast Ciência e Sociedade, composta por quatro episódios, é dedicada à Inteligência Artificial e à Saúde, tal como a primeira edição da revista.

Em março deste ano foi publicada uma notícia em vários meios de comunicação, incluindo o New York Post e o Daily Mail, que dava conta que a vida de um cão foi salva pelo Chat GPT depois de este lhe ter dado o diagnóstico correto para um problema que os veterinários não conseguiam descobrir. Sabemos também que em Portugal já existem projetos pilotos que recorrem à inteligência artificial para diminuir a sobrecarga dos sistemas de saúde e auxiliar os doentes, promovendo a medicina personalizada e cuidados de saúde centrados no cidadão, e que até já foram testadas ferramentas de AI em pacientes de Alzheimer com um diagnóstico inicial inconclusivo com uma taxa de sucesso de 98%.

O que é que afinal já existe? O que é que ainda pode ser feito? Que impacto é que estas ferramentas podem ter no nosso dia a dia? Quem é que as desenvolve e quem é a que as deve utilizar? Passará a inteligência artificial a ter um papel decisivo na deteção precoce de algumas doenças, como as oncológicas, contribuindo assim para uma melhoria das condições de vida e uma possível redução da mortalidade? E de que forma devem as políticas públicas olhar para a relação que já parece inevitável entre a saúde e a inteligência artificial? Estas e outras questões vão ser exploradas na primeira temporada do Ciência e Sociedade. Um episódio por semana, sempre às quartas-feiras, em setembro.

“Divulgar ciência à sociedade. É este o nosso objetivo. Iniciámos esta aventura em 2020, em plena pandemia e atendendo à necessidade urgente de comunicar ciência de uma forma simples e clara, tentando combater a desinformação e contribuindo, assim, para uma sociedade mais informada e preparada. Começámos com uma revista impressa e digital, continuaremos com a revista, mas, em 2023, vamos expandir os formatos”, explica Artur Pimenta Alves, coordenador do conselho editorial da revista “INESC TEC Ciência e Sociedade”.

Das políticas de saúde ao envelhecimento ativo

Foram dez os convidados escolhidos para iniciar a temporada inaugural do novo podcast, desde investigadores do INESC TEC a uma série de outras instituições, e cinco os entrevistadores.

No primeiro episódio, que estreia já a 6 de setembro, discutiu-se “a saúde, a ciência e as políticas públicas de saúde”. A moderação ficou a cargo de Joana Desport Coelho, responsável do Serviço de Comunicação do INESC TEC, e Mário Amorim Lopes, investigador do INESC TEC e docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Integraram o painel de convidados Álvaro Almeida, docente na Faculdade de Economia da U.Porto (FEP), antigo presidente da Entidade Reguladora da Saúde e da ARS, António Oliveira e Silva, ex-presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de S. João e médico no mesmo hospital, e Artur Rocha, investigador do INESC TEC.

O segundo episódio, com estreia marcada para 13 de setembro, tem como tema “o impacto da AI no apoio à saúde. O caso do chat GPT”. Segue-se um episódio  sobre “AI e Cancro – um meio para a deteção precoce?”, com lançamento a 20 de setembro.

O quarto e último episódio da temporada, sobre “Envelhecimento ativo e saudável”, vai para o ar a 27 de setembro.