O que esperar dos novos desafios na saúde? É a questão que abre a discussão em “Saúde: Conversas & Caminhos”, o primeiro podcast lançado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). A estreia tem data marcada para o próximo dia 22 de novembro, quarta-feira.

A primeira temporada vai contar com nove episódios, num formato que junta dois moderadores e um convidado para promover a partilha de conhecimentos e opiniões de diversos temas relevantes sobre o presente e o futuro da saúde.

Como será a formação médica nos próximos anos? Que implicações trazem as novas tecnologias? Qual será a importância dos dados? O que podemos esperar dos “fármacos do futuro”? Qual o perfil dos profissionais de saúde nos próximos anos? Estas são apenas algumas das perguntas que estarão em discussão ao longo dos diferentes episódios.

A moderação das conversas estará a cargo de Tiago Jacinto e Rui Amaral Mendes, professores do Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) e principais impulsionadores da iniciativa.

No primeiro episódio, que conta com a participação de Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, a educação médica e o estado atual do SNS serão dois dos temas principais da conversa.

O segundo episódio, a lançar em dezembro, tem como tema principal a inteligência artificial, nomeadamente as potencialidades e os riscos dos large language models, como é o exemplo do ChatGPT. O convidado é Ricardo Cruz Correia, especialista em informática em saúde e professor da FMUP.

Para o próximo ano, estão previstos sete episódios, em que os convidados vão falar sobre o reaproveitamento de fármacos e a medicina personalizada (Nuno Vale) e a farmacovigilância (Inês Vaz), entre outros,

Os episódios de “Saúde: Conversas & Caminhos” serão lançados mensalmente e vão ficar disponíveis em áudio e vídeo nas plataformas habituais (YouTube | Spotify | Apple Podcasts | Google Podcasts).