A Cachupa Creative Studio, estúdio de design e multimédia incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, acaba de lançar um programa de oficinas de comunicação para instituições de impacto social.

A primeira edição destas oficinas decorre de 24 a 30 de novembro, na UPTEC Asprela I, e têm como principal objetivo ajudar as organizações do ecossistema de impacto a desenvolverem estratégias de comunicação eficazes, que permitam aumentar o alcance e o impacto social gerado pelas suas iniciativas.

“Realizamos um inquérito e percebemos que 93% dos inquiridos concorda que a maioria das Organizações de Economia Social (OES) tem uma comunicação insatisfatória. A verdade é que, segundo o INE, existem mais de 70 mil organizações, mas são poucas as que apostam na comunicação e dão a conhecer o real impacto do seu trabalho”, salienta Pedro Fragoso Lopes, CEO da Cachupa.

O programa pretende, assim, ajudar a colmatar a lacuna deste tipo de instituições e abre também a porta a empresas que, alinhando com políticas de responsabilidade social, financiem a participação de OES. Pedro, adianta ainda que “é essencial descentralizar a comunicação de impacto e promover a comunicação das OES que não têm capacidade de comunicar tão bem quanto as OES que têm mais recursos financeiros, humanos e materiais”.

A Cachupa é um estúdio de design e multimédia fundado em 2018, que se tem especializado na comunicação de organizações que têm como objetivo gerar impacto social e ambiental positivo. Desde então, já trabalhou com entidades como Sociedade Ponto Verde, Fundação Manuel António da Mota, IES-Social Business School, Movimento Transformers, Centro de Inovação Social da Câmara Municipal do Porto ou a UDREAM, entre outros.

As sessões vão decorrer em regime online e presencial e têm um custo de 180 euros para inscrições individuais, e de 340 euros para equipas (valores sem IVA).

As inscrições estão abertas até dia 20 de novembro através do site da Cachupa Creative Studio, onde também estão disponíveis mais informações sobre estas Oficinas.