A 1 de julho de 2019 celebrava-se o arranque da maior edição de sempre da Universidade Júnior (UJr). Três anos, uma pandemia e duas edições suspensas depois, muito mudou, mas é com o mesmo espírito de sempre que as portas da Universidade do Porto voltam a abrir, esta segunda-feira, para os 2698 alunos do ensino básico e secundário que, durante as próximas duas semanas, vão partir à descoberta da instituição na 16.ª edição do maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário.

Num formato mais reduzido do que o habitual (duas semanas em vez das tradicionais quatro), a UJr 2022 inclui um total de 108 atividades diferentes, propostas por mais de 150 docentes e investigadores da U.Porto e organizadas de acordo com a faixa etária e nível de escolaridade dos participantes. O objetivo é que os alunos do 5.º ao 11.º ano de escolaridade possam experimentar diferentes áreas do conhecimento e, possivelmente, testar as suas vocações.

Devidamente acompanhados por uma equipa de cerca de 300 monitores, composta sobretudo por estudantes e recém-licenciados da U.Porto, os Júniores serão divididos pelos programas “Experimenta no Verão” (5.º e 6.º anos), “Oficinas de Verão” e “Oficinas Temáticas” (7.º e 8.º anos), “Verão em Projeto” (9.º, 10.º e 11.º anos) e “Escola de Línguas” (5.º ao 11.º ano). Ali, terão a oportunidade de conhecer de perto a anatomia do corpo humano, saber como se programa um videojogo, aprender japonês, viajar pelo Sistema Solar, participar numa competição de Engenharia, construir um jardim zoológico de origamis, saber como se cria um campeão, participar numa Volta ao cérebro em cinco dias, entre muitas outras atividades direcionadas para a descoberta vocacional.

Para além das 14 faculdades e dos diferentes laboratórios da U.Porto, os palcos da Universidade Júnior 2022 incluem ainda um conjunto alargado de entidades parceiras, onde se incluem a Porto Business School, Centro Ciência Viva de Vila do Conde, Museu da Alfândega, Visionarium – Multimeios de Espinho, Parque Biológico de Gaia, Museu Futebol Clube do Porto, ou ESEP – Escola Superior de Enfermagem do Porto).

Para além do programa geral, a UJr 2022 contempla ainda um conjunto de escolas temáticas de introdução à investigação, dirigidas às mentes mais brilhantes do ensino secundário (10.º ao 12.º ano). A decorrer entre julho e setembro, as escolas de EngenhariaFísicaMatemática e Ciências da Vida e da Saúde são acessíveis apenas por candidatura, privilegiando-se o mérito académico dos participantes.

Os participantes da Universidade Júnior têm a oportunidade única de explorar as diversas áreas do conhecimento, testando as suas próprias vocações. (Foto: Egidio Santos/U.Porto).

Um programa sem fronteiras

Na experiência de 349 dos alunos inscritos nesta edição está também incluído um programa de alojamento no Quartel do Regimento de Transmissões do Exército Português, disponível para aqueles que habitam a uma distância demasiado grande para fazerem diariamente a viagem de e para o Porto.

A abrangência geográfica da “Universidade Júnior” é , de resto, reforçada através dos protocolos de colaboração estabelecidos com 30 municípios de norte a sul do país, incluindo as ilhas. Ao abrigo desta parceria, as autarquias apoiam a participação dos mais jovens dos seus municípios, seja através do pagamento da propina e do alojamento ou a disponibilização de meios de transporte para o Porto.

De Carrazeda de Ansiães a Albufeira, passando por Ponta Delgada ou pelo Funchal, a “Universidade Júnior” 2022 atrai jovens de todos os distritos de Portugal, mas também de países como Angola, Bélgica, Brasil, Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Moçambique, Reino Unido e Suécia.

De facto, desde o seu início, em 2005, a “Universidade Júnior” já recebeu mais de 65 mil alunos. Na última edição presencial, em 2019, foi ultrapassada, pela primeira vez, a barreira dos sete milhares de participantes.