Tudo começou com o fascínio de Catarina Dias Coelho pelo mundo do cavalo. E ganhou forma durante o projeto da estudante do Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Da ideia de desenvolver um diálogo entre a arte e ciência a partir da imagem do cavalo nasceu O cavalo em todos os lugares, título da exposição que vai ser inaugurada no próximo dia 20 de julho, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

A narrativa desta exposição resultou do trabalho de investigação que vem sendo desenvolvido por Catarina Dias Coelho, sob a orientação da docente Ana Cristina Sousa (FLUP /DCTP /CITCEM) e com a colaboração dos docentes António Rocha (ICBAS) e Paula Proença (ICBAS), possibilitando o contacto e a colaboração entre as duas faculdades.

Segundo a estudante, este projeto parte de um interesse a nível pessoal sobre tudo o que diz respeito ao cavalo. Embora os seus contornos intermédios e finais tenham sofrido várias alterações tanto no primeiro como no segundo ano de mestrado, “a ideia primária de trabalhar o cavalo dentro da temática da história da arte assumiu-se sempre como essencial”.

Encontro entre a arte e a medicina veterinária

A familiaridade com o tema e a proximidade com os conteúdos abordados foram  indispensáveis para definir a exposição, assim como a formação anterior de Catarina Dias Coelho – Licenciatura em Artes Plásticas – na Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP), que lhe permitiu assegurar vários dos elementos plásticos e gráficos.

“O encontro com o desenho do cavalo ao auxílio da medicina veterinária constitui um ponto de viragem no percurso da exposição. Estas obras, apresentam um valor riquíssimo não só ao nível artístico, mas também ao nível do conhecimento das práticas veterinárias, ou seja, são um objeto que invoca a multidisciplinaridade do próprio ato de desenhar”, destaca a estudante.

Assim, a exposição reúne reproduções de várias gravuras equestres do campo da veterinária e do desporto equestre, da autoria de nomes como Elias Ridinger, Johannes Stradanus, e Lafosse. Para além das reproduções, o visitante encontrará também uma plataforma imersiva dentro do universo do cavalo, recorrendo a projeções e sons, e com um local dedicado à intervenção dos próprios visitantes.

Através desta proposta, pretende-se que tanto o visitante especialista nas áreas como o visitante geral consigam desvendar nas imagens aquilo que conhecem do próprio cavalo, proporcionando simultaneamente informações especificas e basilares de cada um dos autores apresentados.

A inauguração de O cavalo em todos os lugares está marcada para as 18h30 do dia 22 de julho, na sala do Foyer do ICBAS. A exposição ficará depois aberta ao público até 20 de agosto. Durante este período, serão indicadas duas datas para a realização de visitas guiadas, conduzidas por Catarina Dias Coelho.