Com curadoria de Valter Hugo Mãe, a exposição Ver Cegueira Adentro – 100 Anos de José Saramago, inaugurou no passado mês de abril, numa sessão que contou com a presença da filha do Prémio Nobel da Literatura e o lançamento de três publicações da U.Porto Press. Estava previsto que exposição ficasse patente até 2 de julho, mas dada a adesão do público será prolongada até ao último dia de agosto.

Tendo sido jornalista durante grande parte da vida, sempre foram as questões sociais que mais inquietaram Agostinho Santos. Era, de resto, esta consciência que estabelecia uma ligação direta, e de empatia, com a produção literária e a personalidade de José Saramago. Ver Cegueira Dentro – 100 Anos de José Saramago surge de uma promessa que Agostinho Santos fez a Saramago, após uma visita do escritor ao seu atelier. Agora cumprida.

“A arte pode ser uma arma para denunciar o que está mal, para despertar consciências, diz-nos o artista, uma mensagem que a Universidade do Porto subscreve”, acrescenta Fátima Vieira, vice-reitora da U.Porto para a área da Cultura.

Doutorado em Museologia pela Faculdade de Letras e pela FBAUP, Agostinho Santos é também mestre em Pintura pela FBAUP e doutorando em Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. Desempenha funções como diretor da Bienal Internacional de Arte de Gaia, é coordenador do Projeto Onda Bienal, Presidente dos Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural e mentor do projeto Museu de Causas / Coleções Agostinho Santos.

Ver Cegueira Adentro – 100 Anos de José Saramago pode ser visitada até 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, e ao sábado, das 15h00 às 18h00.

Em paralelo com a exposição foi lançado um catálogo, com texto de vários autores, entre os quais Pilar del Río, e dois livros de autor, da coleção Concertina, da editora da U.Porto, a U.Porto Press.