Estávamos em 2019 quando a Universidade do Porto se associou a várias outras entidades para “assinalar o contributo das mulheres na área das Ciências“. Do projeto E Contudo, Elas Movem-se! Mulheres nas Artes e nas Ciências, liderado pelo Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILCML), resultaram um seminário e uma exposição. A estas ações junta-se agora, quase três anos depois, a obra Musas em Ação – personalidades, ideias e obras I, título da mais recente novidade editorial da U.Porto Press.

“Entre setembro e outubro de 2019 (…), tivemos o prazer e o privilégio de coordenar o ciclo multidisciplinar E Contudo, Elas Movem-se! Mulheres nas Artes e nas Ciências. O objetivo deste ciclo passava por homenagear o contributo das mulheres em diferentes áreas profissionais, bem como dar conta da sua história e do gesto de rebeldia que foi desafiarem e ultrapassarem os limites política e culturalmente associados ao seu sexo”, lê-se na nota introdutório do livro, assinada por Ana Luísa Amaral, Maria Clara Paulino e Marinela Freitas, investigadora do ILCML e membros da Comissão Científica do ciclo de eventos que deu origem à obra.

Apesar de, numa fase inicial, esta iniciativa ter surgido numa unidade de investigação, “logo se associaram ao ciclo outras faculdades e unidades orgânicas da U.Porto, para além de diversas instituições culturais”, entre as quais a Casa da Música, a Antena 2 ou a Fundação de Serralves.

“Desta verdadeira ação conjunta em torno da divulgação e da discussão do trabalho daquelas que, contra todos os obstáculos, se moveram, de facto e de forma pioneira, nos seus diferentes campos de ação, resultaram inúmeras atividades de valências diversas (…)”.

O livro agora lançado “é o resultado justamente de uma dessas atividades, o seminário, e a exposição homónima a ele associada, MUSAS EM AÇÃO — espessura da [in]visibilidade: investigação sobre personalidades, obras e ideias, com organização e curadoria de Maria de Fátima Lambert, que se dedicou a refletir sobre o papel e a presença das mulheres nas Artes”.

Com coordenação de Maria de Fátima Lambert e Hugo Monteiro, que já haviam coordenado o seminário que deu origem à obra, Musas em Ação – personalidades, ideias e obras I “reúne contribuições de artistas e ensaístas que, no seu conjunto, testemunham a capacidade de persistência, de criatividade e de paixão pelo conhecimento demonstrada pelas mulheres ao longo da história”.

O livro assinala também mais um capítulo na Coleção Arte e Pensamento da U.Porto Press, juntando-se aos quatro títulos de Nadir Afonso que inauguraram esta coleção, em finais de 2020.

E a “ação das Musas” continua!

A U.Porto Press está a preparar, e tem prevista para o próximo mês de setembro, a publicação do segundo volume desta obra, alusiva à 2.ª edição do Seminário Musas em Ação – Espessura da [In]Visibilidade, realizado em maio de 2021.

A 3.ª edição do Seminário – Musas em Ação – Espessura da [In]Visibilidade: Espaços, Passos e Ritmos – terá lugar entre os dias 30 de junho e 1 de julho, ao que se seguirá a inauguração da exposição Musas em ação: imagens e sons na viagem, prevista para o próximo dia de 2 de julho, na Casa-Museu Abel Salazar (CMAS).

Sobre os coordenadores da obra

Hugo Monteiro nasceu no Porto, em 1975, e é licenciado e doutorado em Filosofia, na especialidade de Filosofia Contemporânea. Na Escola Superior de Educação, onde é docente, mas também em contextos diversificados dentro e fora da Academia, dedica a sua intervenção à Educação, à Desconstrução e ao pensamento crítico contemporâneo nos âmbitos da política, da estética e da cultura.

Para além de outros textos e artigos, publicou os livros Maurice Blanchot (2014) e A Literatura nos Limites da Filosofia (Palimage) e coorganizou Direitos das Crianças interpretados pelos adultos (Afrontamento, 2020).

Maria de Fátima Lambert nasceu no Porto e é licenciada em Filosofia (1982), mestre em Filosofia/Estética (1986) e doutorada em Estética/Filosofia, pela Faculdade de Filosofia (Braga),  da Universidade Católica Portuguesa (1998).

É Professora Coordenadora — Estética e Educação — na Escola Superior de Educação/Politécnico do Porto (ESE-P.Porto), onde coordena a licenciatura em Gestão do Património e o mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural. Coordena a linha de investigação em Cultura, Arte e Educação do inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação (FCT)/ESE-P.Porto, de que foi diretora. Crítica de arte e curadora independente, integra ainda várias comissões científicas e editoriais de revistas científicas em Portugal, Espanha e Brasil.