A Universidade do Porto recebeu, no passado dia 27 de maio, em Bruxelas, o certificado Platinium, atribuído pela FISU – Federação Internacional de Desporto Universitário, no âmbito do programa “Healthy Campus” – Campus Saudável,  que visa reconhecer as instituições que se destaquem pela implementação das melhores práticas nos domínios da promoção do bem-estar, saúde e qualidade de vida das respetivas comunidades.

Na base desta certificação está a aprovação – anunciada em dezembro de 2020 – da candidatura da U.Porto em 96 dos 100 critérios estabelecidos pela FISU, e resultado do esforço conjunto de todas as Unidades Orgânicas da Universidade para que boas práticas, ao nível do bem-estar e saúde, sejam  transversais a toda a comunidade académica (incluindo estudantes, docentes e não docentes).

A U.Porto torna-se assim uma das primeiras do mundo a alcançar este selo de excelência, reservado a Instituições de Ensino Superior que se destaquem nos diferentes parâmetros definidos pelo programa, todos eles estritamente ligados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Este objetivo é cumprido através da operacionalização de programas de excelência nas áreas do Desporto e Atividade física, Saúde e Nutrição, que promovam por sua vez a prevenção de doenças, a Saúde Mental e a qualidade das relações sociais da comunidade académica. Entre os critérios valorizados incluem-se também a Sustentabilidade, a Responsabilidade Social e a Redução de Desigualdades.

Joana Carvalho, Pró-Reitora de Desporto da U.Porto, recebeu o certificado atribuído por Leonz Eder, presidente da FISU. (Foto: DR)

“Aumentar a qualidade de vida por meio do desporto”

Numa entrevista publicada pela FISU por ocasião do anúncio da certificação, o Reitor da U.Porto lembrava o “grande esforço” que a Universidade tem feito “para proporcionar a todos os membros da sua comunidade as melhores condições para que possam desenvolver as suas atividades num ambiente saudável”. Foi por isso “com imenso entusiasmo que desde a primeira hora vimos no programa “Healthy Campus” da FISU uma oportunidade para avaliar o trabalho desenvolvido”, revela António de Sousa Pereira.

Mas o trabalho promete não ficar por aqui. “A nossa prioridade é aumentar a qualidade de vida por meio do desporto, por isso as nossas ações consideram todos os aspetos do desporto; seja competitivo, de treino ou desporto para todos. (…) O nosso foco principal é criar condições para que todos os estudantes e funcionários da universidade possam praticar desporto”, refere por sua vez Joana Carvalho, Pró-Reitora da U.Porto com o pelouro do Desporto.

Entre as ações – grande parte das quais lideradas pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) – que melhor traduzem a aposta da Universidade no domínio da promoção da atividade física / desportiva junto da comunidade inclui-se, por exemplo, o Programa UPfit, que mobiliza atualmente mais de 9 mil pessoas – muitas das quais externas à instituição – para a prática desportiva informal.

O programa UPFit é uma das muitas iniciativas que vêm sendo implementadas pelo CDUP-UP para promover a atividade física junto da comunidade. (Foto: CDUP-UP)

A isto  junta-se o sucesso dos atletas e equipas da Universidade nas principais competições do desporto universitário, potenciado pelo investimento que vem sendo feito ao nível das infraestruturas disponibilizadas para a prática desportiva da comunidade, do qual se destaca a requalificação do histórico Estádio Universitário do Porto.

Além destas, “são inúmeras as iniciativas que temos vindo a desenvolver; desde o fornecimento de bicicletas elétricas à melhoria do bem-estar físico, mental e social dos nossos colaboradores através do programa Pausa Ativa, dicas e conselhos sobre alimentação saudável e instalações desportivas gratuitas nos períodos de baixa procura”, enumera Joana Carvalho, vincando ainda uma convicção: “Uma comunidade universitária mais ativa é certamente uma comunidade mais feliz”.

Sobre o programa “Healthy Campus”

Lançado pela FISU em meados de 2020, o programa de certificação  “Healthy Campus” tem como principal propósito chamar a atenção para a importância da atividade física, como meio de promoção do bem-estar, qualidade de vida e da saúde física e mental na comunidade universitária e na população em geral.

Para aderir ao programa, as instituições interessadas são sujeitas a uma exigente avaliação científica – conduzida por dezenas de especialistas – tendo como base os 100 critérios definidos pela FISU. Segue-se a atribuição do respetivo Selo de Qualidade, de acordo com diferentes níveis de desempenho (bronze, prata, ouro e platina, em ordem crescente).

Atualmente, o programa inclui já cerca de meia centena de instituições de todo o mundo. Para além da U.Porto, Portugal está ainda representado pelas universidades do Algarve, Aveiro, Coimbra, Minho, Nova, e pelo ISCTE.