A Universidade do Porto tornou-se recentemente uma das primeiras instituições de ensino superior a nível mundial a atingir o nível de certificação máximo (platina) atribuído pela Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU) no âmbito do programa “Healthy Campus” (Campus Saudável).

Numa iniciativa que visa reconhecer as instituições que se destaquem pela implementação das melhores práticas nos domínios da promoção do bem-estar e qualidade de vida das respetivas comunidades, a U.Porto viu a sua candidatura aprovada em 96 dos 100 critérios estabelecidos pela FISU, todos eles estritamente ligados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Mais concretamente, a Universidade viu reconhecido o trabalho que vem desenvolvendo nos domínios da Gestão de Campus Saudável, Atividade física e desporto, Nutrição, Prevenção de doenças, Saúde mental e social, Comportamento de risco, Meio ambiente, Sustentabilidade e Responsabilidade social.

Deste modo, a Universidade do Porto faz agora parte do restrito clube de 50 universidades de todo o mundo que já foram certificadas pelo “Healthy Campus”, sendo uma das primeiras a obter o mais alto nível de certificação do programa.

“O trabalho ainda não está concluído!”

Numa entrevista publicada pela FISU, o Reitor da Universidade do Porto congratulou-se pela certificação agora obtida. “A valorização das pessoas e a aposta em garantir a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar de toda a comunidade académica é um desígnio estratégico subjacente à visão sobre o posicionamento da U.Porto para o futuro. É, por isso, com enorme satisfação que vemos o nosso trabalho reconhecido dando-nos ainda mais alento para continuar a apostar no aumento da qualidade de vida dos nossos estudantes e colaboradores”, destaca António de Sousa Pereira.

Lembrando o “grande esforço” que a Universidade tem feito “para proporcionar a todos os membros da sua comunidade as melhores condições para que possam desenvolver as suas atividades num ambiente saudável”, o Reitor confessa que foi “com imenso entusiasmo que desde a primeira hora vimos no programa “Healthy Campus” da FISU uma oportunidade para avaliar o trabalho desenvolvido”.

Ainda assim, António de Sousa Pereira acredita que é possível melhorar. “Embora tenhamos obtido aprovação em quase todos os critérios, acreditamos que o trabalho ainda não está concluído. Tentaremos fazer com que esta seja uma prioridade para os quase 40.000 alunos e funcionários que frequentam a Universidade do Porto”, projeta o Reitor da U.Porto.

O Programa UPFit tem tido um papel importante na promoção de estilos de vida mais saudáveis entre a população. (Foto: CDUP)

Desporto para todos

Para a “nota máxima” atribuída pela FISU contribuiu em grande parte o esforço que a Universidade do Porto vem aplicando, na última década, no domínio da promoção da atividade física / desportiva junto da comunidade académica, mas não só. Uma das faces mais visíveis dessa aposta é o Programa UPfit, que mobiliza atualmente mais de 9 mil pessoas – muitas das quais externas à Universidade – para a prática desportiva informal em mais de 60 modalidades. A isto  junta-se o sucesso dos atletas e equipas da Universidade nas principais competições do desporto universitário a nível nacional e internacional.

A nossa prioridade é aumentar a qualidade de vida por meio do desporto, por isso as nossas ações consideram todos os aspetos do desporto; seja competitivo, de treino ou desporto para todos. A Universidade do Porto tem tido excelentes resultados tanto a nível nacional, como na participação internacional, mas o nosso foco principal é criar condições para que todos os alunos e funcionários da universidade possam praticar desporto”, refere Joana Carvalho, Pró-Reitora da U.Porto com o pelouro do Desporto.

A promoção de estilos de vida saudáveis, com especial enfoque no combate ao sedentarismo, é outro dos vértices da estratégia que visa “estabelecer uma cultura organizacional de promoção da saúde e um ambiente sustentável adequado para aprender, trabalhar e viver” na Universidade.

A este nível, “são inúmeras as iniciativas que temos vindo a desenvolver; desde o fornecimento de bicicletas elétricas à melhoria do bem-estar físico, mental e social dos nossos colaboradores através do programa Pausa Ativa, dicas e conselhos sobre alimentação saudável e instalações desportivas gratuitas nos períodos de baixa procura”, enumera Joana Carvalho, vincando ainda uma convicção: “Uma comunidade universitária mais ativa é certamente uma comunidade mais feliz”.

Em curso desde fevereiro de 2019, o programa Pausa Ativa é um sucesso entre os colaboradores e os estudantes da U.Porto. (Foto: CDUP-UP)

A “nova” casa do desporto da U.Porto

A estas iniciativas junta-se ainda o forte investimento que a Universidade vem fazendo ao nível das infraestruturas disponibilizadas para a prática desportiva da comunidade. É nesse domínio que se insere a requalificação do histórico Estádio Universitário do Porto.

“Temos orgulho de que nosso Estádio Universitário, construído em 1953, esteja agora totalmente preparado para ser usado e desfrutado novamente pela nossa cidade. Queremos que o Estádio Universitário seja um espaço aberto à cidade, para que possa ser utilizado pelo maior número de pessoas, independentemente de pertencerem ou não à comunidade académica”, refere Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP).

Com a requalificação do Estádio ainda em curso, são já várias as novas funcionalidades que “permitem a prática informal de um grande número de desportos, jogos informais, treino, corrida ou simplesmente caminhada”. Mais recentemente, e como forma de responder aos desafios impostos pela pandemia da COVID-19, o CDUP-UP abriu as portas do Estádio Universitário a todos os estudantes que pretendam manter-se ativos.

“Os alunos só precisam chegar com uma bola e o seu grupo de amigos no Estádio Universitário”, explica Bruno Almeida. O resultado? “Hoje em dia, pode-se observar grupos de estudantes a jogar livremente – formando equipas diferenciadas pelas t-shirts, sem árbitro e sem treinador – a jogar como antigamente”. nota o responsável, sobre o que considera “uma experiência fantástica que, independente do decorrer da pandemia, continuaremos até o final do ano letivo”.

O recentemente requalificado Estádio Universitário voltou a ser a “casa” do desporto da U.Porto. (Foto: DR)

Sobre o programa “Healthy Campus”

Lançado em meados deste ano pela FISU, o programa de certificação mundial “Healthy Campus” tem como principal propósito chamar a atenção para a importância da atividade física, como meio de promoção do bem-estar, qualidade de vida e da saúde física e mental na comunidade universitária e na população em geral. Na prática, pretende-se lançar as bases para a implementação, nas instituições aderentes, de programas operacionais nas áreas do Desporto e Atividade Física que, em paralelo, influenciam áreas como a Saúde Mental e Social, Nutrição, Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

Para aderir ao programa, as instituições interessadas são sujeitas a uma  avaliação científica – conduzida por dezenas de especialistas – tendo como base os 100 critérios definidos pela FISU. Segue-se a atribuição do respetivo Selo de Qualidade, de acordo com diferentes níveis de desempenho (bronze, prata, ouro e platina, em ordem crescente).

Atualmente, o programa inclui já cerca de meia centena de instituições de todo o mundo. Para além da U.Porto, Portugal está ainda representado pelas universidades do Algarve, Aveiro, Coimbra, Minho, Nova, e pelo ISCTE.