15.209 visitantes no Pavilhão Multiusos de Gondomar, mais de 16 mil visitas “virtuais” e quatro dias recheados de exploração e descoberta na companhia de dezenas de estudantes, professores, investigadores e funcionários da universidade preferida dos alunos portugueses. São estes os números que escrevem o balanço da 19.ª Mostra da Universidade do Porto, a primeira realizada fora da cidade do Porto e a primeira em formato presencial depois de um interregno de três anos devido à pandemia.

De 21 e 24 de abril, quem passou pelo Pavilhão Multiusos de Gondomar pôde ficar a conhecer de perto as atividades de ensino e de investigação da U.Porto, através de dezenas de atividades interativas de experimentação e demonstração científica especialmente pensadas para o efeito.

Como é hábito, os dois primeiros dias foram procurados, maioritariamente, pelos milhares de alunos provenientes de escolas do ensino básico e secundário de norte a sul do país (desde Monção até Pombal), que não perderam a oportunidade de “experimentar” o curso universitário que mais se adequa à sua vocação.

“Lá na escola sempre se falou bem da Mostra e foi por isso que nós viemos”, ou “Este tipo de iniciativas ajuda-nos a clarificar as ideias sobre aquela que vai ser a escolha da nossa vida!” foram apenas algumas das opiniões recolhidas entre os 4444 alunos – de um total de 6654 visitantes – que passaram pela Mostra entre quinta e sexta-feira.

Mais de 4 mil alunos do ensino básico e secundário passaram pelo Multiusos de Gondomar nos dois primeiros dias da Mostra 2022. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Já o fim-de-semana foi o momento escolhido por milhares de famílias e muitos curiosos que quiseram esclarecer as dúvidas sobre os cursos, conhecer as atividades de investigação e explorar as múltiplas oportunidades apenas ao alcance de quem faz parte da comunidade U.Porto.

“Havia um ligeiro receio de não termos uma tão grande adesão como em anos anteriores. Mas bastou o dia de sábado para ter o feedback de vários organizadores, completamente surpreendidos com o número de pessoas que nos visitaram, com as filas que se fizeram em alguns stands, com as questões e abordagens muito pertinentes e focadas”, realça Vítor Silva, responsável pela organização da Mostra.

Contas feitas, “o balanço geral é muito positivo, pelos números alcançados e abrangência de público que nos visitou, apesar de se tratar de uma primeira edição pós-pandemia e ainda por cima num fim-de-semana prolongado e em simultâneo com a Qualifica“, destaca o mesmo responsável.

Mais de 16 mil visitas online

Aos visitantes “de carne e osso” há ainda que somar  as 16716 visitas que o website da Mostra registou durante o período do evento.

Para além de informação útil sobre o certame, esta Mostra “virtual” permitiu aceder a informação atualizada (brochuras, fotografias, vídeos) sobre o evento, inserida pelas diferentes faculdades e centros de investigação. Os interessados puderam ainda  acompanhar, em direto, via streaming, tudo o que estava a acontecer no Multiusos de Gondomar.

“A realização da Mostra em regime hibrido fará perdurar a iniciativa durante mais algum tempo, tendo em conta que todas as sessões foram gravadas e serão disponibilizadas em breve e divulgadas. As estatísticas dos acessos online são igualmente surpreendentes”, reforça Vítor Silva.

“Foi uma honra para Gondomar receber a Mostra”

Mas a grande novidades da Mostra 2022 foi mesmo a estreia do evento fora da cidade do Porto. Uma escolha que se revelou acertada, segundo a organização: “O facto de a Mostra ter sido deslocada para o Multiusos de Gondomar, edifício com excelente condições para acolher esta iniciativa, embora com acesso por transporte público mais limitado, não pareceu ser um obstáculo e permitiu “qualificar” o público que nos visita”.

Para Vítor Silva, “o público que nos visitou estava efetivamente interessado em visitar a Mostra e não seria público de passagem, curiosos e/ou turistas como sucedeu em Mostras anteriores em espaços de maior afluência. Os mais de 15 mil visitantes presenciais, temos a certeza de que vieram com o propósito de descobrir a Mostra”.

Quem também se mostrou satisfeito com a opção foi Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar. “Quando a Universidade nos contactou para acolher esta iniciativa, dissemos desde logo que sim. Foi uma honra para Gondomar receber esta mostra tão importante daquela que é também a melhor universidade da pais”, confessou o autarca, deixando um desejo para o futuro: “Seria um gosto para Gondomar ter um polo da Universidade do Porto daqui a uns anos!”.

Já o Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, gostou igualmente do que viu em Gondomar: “Aquilo que vimos aqui foi milhares de jovens que buscam ansiosamente informação, o que está em linha com o que tem acontecido nos últimos concursos de acesso ao ensino superior, em que a procura pela Universidade do Porto tem vindo sistematicamente a aumentar. Agora temos é de esperar que os jovens que nos vieram visitar consigam motivar-se para vir estudar para a U.Porto. Estamos a dar um contributo importante para isso!”, conclui.