Depois de dois dias dedicados sobretudo as alunos do ensino básico e do secundário, a 19.ª Mostra da Universidade do Porto prepara-se agora para receber todas as famílias e outros visitantes que, durante este fim-de-semana, de 23 a 24 de abril, acorram ao Multiusos de Gondomar.

Com entrada livre , a Mostra da U.Porto é um espaço onde pessoas de todas as idades podem  participar em dezenas de experiências científicas interativas relacionadas com as diferentes áreas do saber lecionadas na Universidade, bem como ficar a conhecer as mais recentes inovações produzidas por uma das melhores universidades da Europa.

Para isso, as diferentes faculdades, centros de investigação e outros serviços da U.Porto mobilizaram centenas de professores, estudantes, investigadores e funcionários para a Mostra. A estes caberá receber os visitantes e, assim, esclarecer todas as dúvidas sobre os cursos, atividades de investigação, oportunidades internacionais, e restantes dimensões da experiências universitária.

Entre aulas práticas de pintura e desenho, e experiências de produção de medicamentos e cosméticos, um percurso pelos diferentes stands da Mostra reserva ainda demonstrações de manobras de Suporte Básico de Vida, quizzes sobre geografia, exibições de robôs e um “encontro imediato” com esqueletos e outras peças anatómicas.

Pelo caminho, é ainda possível realizar medições de pressão arterial e peso, testar os conhecimentos sobre o corpo humano, ou experimentar simuladores de realidade virtual.

Música e um encontro com Álvaro Siza…

Para além das atividades a decorrer em permanência nos stands da Mostra, os visitantes podem ainda aproveitar o programa de eventos pontuais que asseguram a animação no palco central e restantes espaços do certame.

Entre os eventos reservados para o fim-de-semana incluem-se as atuações de grupos académicos (tunas, grupos de fado, entre outros), mas também palestras sobre Saúde, Psicologia do Desporto e Engenharia Civil.

Destaque ainda para a aula que o arquiteto Álvaro Siza – autor do projeto do Multiusos de Gondomar – vai protagonizar ao final da tarde (17h30) de sábado.

Trata-se de uma oportunidade única para conhecer, na primeira pessoa, o percurso do Professor Catedrático Emérito da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (FAUP) e primeiro português distinguido com o Prémio Pritzker, galardão equiparado ao “Nobel da Arquitetura”

Feira de vocações

Mas se o fim-de-semana é dedicado a toda a família, a Mostra 2022 não vai deixar de estar abertas aos futuros estudantes do Ensino Superior – e respetivos pais e professores  – que pretendam “experimentar” o curso universitário que mais se adequa à sua vocação. Que o digam os mais de 4 mil alunos de cerca de 100 escolas, oriundos, em grande parte, da zona Norte e Centro do país, que já passaram por Gondomar para conhecer a Universidade.

É precisamente a pensar nos futuros universitários que o programa da Mostra dedica uma sessão de esclarecimento sobre o acesso ao Ensino Superior, dirigida aos alunos, pais e encarregados de educação. Marcada para as 15h30 deste sábado, 23 de abril, a sessão será orientada por técnicos do Serviço de Formação e Organização Académica da Reitoria da Universidade do Porto.

Já para domingo, dia 24 de abril, estão reservadas uma conferência sobre a transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior (11h15) e outra sobre os mecanismos de acesso a bolsas e infraestruturas de apoio social  oferecidas pela Universidade (15h30). Ambas as sessões serão asseguradas pelos Serviços Sociais da U.Porto (SASUP).

Todas as sessões terão lugar em salas preparadas para o efeito. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

Transporte gratuito até à Mostra

De forma a garantir que todos possam ter a oportunidade de ir à Mostra 2022, a U.Porto disponibiliza um serviço de transporte gratuito e permanente até ao Pavilhão Multiusos de Gondomar.

Os shuttles terão partida em quatro pontos do Porto: no Planetário do Porto (no Campo Alegre), no Parque de Estacionamento da Faculdade de Engenharia da U.Porto (Rua D. Frei Vicente da Soledade e Castro), na estação de metro do Estádio do Dragão e na estação de Campanhã (Rua da Estação). Os horários podem ser consultados aqui.

A Mostra da U.Porto tem entrada livre e estará de portas abertas no sábado, das 11h00 às 19h00, e no domingo, das 11h00 às 18h00.

Para quem não puder deslocar-se a Gondomar, o website da Mostra disponibiliza também informação atualizada (brochuras, fotografias, vídeos) sobre o evento. Nesta Mostra “virtual”, é possível acompanhar, em direto, via streaming, tudo o que está a acontecer no Multiusos de Gondomar.

Mais informações em mostra.up.pt.