O Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai receber no próximo dia 6 de abril, quarta-feira, pelas 21h30, um Concerto pela Paz, protagonizado pela Orquestra Clássica da FEUP.

Dinamizado pelo Comissariado Cultural e pelo Comissariado Social da FEUP, este evento é aberto a toda a comunidade académica e terá um cariz solidário. Com efeito, todos os participantes são convidados a deixar  as suas doações para apoiar estudantes da Academia do Porto afetados por situações de guerra, catástrofe ou crise humanitária.

“O sonho de viver a paz como caminho é concretizado, também, pela educação. Esta é a razão pela qual os donativos recebidos nesta iniciativa revertem para estudantes da nossa academia em situação de fragilidade social.”, adianta a organização. As doações podem ser feitas antes do espetáculo, junto dos representantes do GASPORTO – um dos parceiros da iniciativa – que estarão à entrada do Auditório desde uma hora antes do seu início.

O programa do concerto inclui as obras “St. Paul Suite” de Gustav Holst, “Petite Suite” de Claude Debussy, “Nimrod” de Edward Elgar e Valsa, Prelúdio e Mazurka de “Coppélia” de Léo Delibes. A direção da Orquestra Clássica estará a cargo do seu maestro titular José Eduardo Gomes.

A par do evento, a organização vai ainda dinamizar um Workshop de Origami, no dia 4 de abril, entre as 14h e as 18h, onde será ensinado um dos modelos mais simples desta técnica milenar – A Pomba da Paz. Através de uma dobragem simples, é criado um objeto que simboliza o desejo de paz e do fim dos inúmeros conflitos vividos atualmente no mundo. O objetivo  da atividade é, posteriormente, entregar as peças de origami a todos os convidados que participem no concerto, à entrada do Auditório.

A entrada no Concerto pela Paz é gratuita, ainda que limitada à lotação do Grande Auditório da FEUP, e mediante levantamento antecipado de bilhetes no Infodesk (entrada da FEUP) ou no dia do concerto (uma hora antes).

Sobre a Orquestra Clássica da FEUP

A Orquestra Clássica da FEUP é um projeto do Comissariado Cultural da FEUP destinado à participação de membros da comunidade académica da U.Porto (estudantes, técnicos e docentes) com formação e prática instrumental.

Teve a sua primeira apresentação pública em dezembro de 2013 e, desde então, tem vindo a apresentar-se em diversos eventos académicos. A direção artística do projeto está a cargo do maestro José Eduardo Gomes, diplomado pela Haute École de Musique de Genève.

Sobre o GASPORTO

Fundado em 2002 e com sedena Faculdade de Engenharia da U.Porto, o GASPORTO é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), guiada pelo lema “Estamos Juntos”.

Com os objetivos de promover a integração social, a formação e a capacitação da pessoa e o envolvimento da sociedade no desenvolvimento humano, o GASPORTO atua de forma multidisciplinar em áreas como o apoio e a dinamização sociocultural, a saúde e a educação.