As estudantes Ana Beatriz  Leite e Sofia Lopes Correia, ambas finalistas da licenciatura em Design da Comunicação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), são as vencedoras do Concurso de ideias para o Logotipo da Rede de Voluntariado no Ensino Superior (R-VES), uma plataforma que junta 26 instituições de Ensino Superior portuguesas com o objetivo de estimular a participação dos estudantes em atividades de voluntariado.

Aberto a todos os estudantes das instituições pertencentes à R-VES, o concurso – que decorreu durante o mês de março de 2021 – desafiava os participantes a desenvolver a nova identidade visual da Rede. Para além da marca gráfica (símbolo), foi ainda pedido aos participantes que apresentassem uma proposta de imagem para o cartão institucional e para a t-shirt da R.VES.

“Quando soubemos do concurso, quisemos logo participar. Nós próprias participamos em projetos de voluntariado, por isso foi um projeto em que nos revemos”, explica Ana Leite, sobre os motivos que levaram a dupla a concorrer. “Enquanto estudantes de design, foi interessante darmos um bocadinho de nós a esta causa”, completa Sofia Correia.

Na proposta agora premiada, a dupla portuense procurou desenvolver uma “identidade que se pudesse adaptar aos vários suportes e pudesse apresenta aquilo que é o voluntariado. Não é só a boa disposição. É também essa ideia de ligação entre as pessoas e de riqueza que esses projetos trazem, tanto individualmente, como enquanto elementos de um grupo”, referem.

As duas estudantes participam em projetos de voluntariado dentro e fora do contexto académico. (Foto: U.Porto)

Todas as propostas submetidas a concurso foram posteriormente avaliadas por um júri presidido pela Presidente da Comissão Coordenadora da R-VES. Os critério de avaliação incluíram a estratégia criativa, a adequação da marca gráfica aos conceitos da Rede, a qualidade gráfica e a coerência gráfica das peças apresentadas.

O projeto vencedor foi anunciado durante o II Encontro Nacional da Rede de Voluntariado do Ensino Superior, que decorreu no passado dia 6 de dezembro, em formato online.

Recorde-se que a dupla constituída por Ana Beatriz  Leite e Sofia  Lopes Correia já tinha vencido o concurso para a construção do logótipo do projeto RESET, uma iniciativa pioneira que junta a U.Porto e mais sete universidades europeias no combate às barreiras que se colocam às carreiras científicas de mulheres em investigação e na academia.

Sobre a R-VES

Constituída em outubro de 2019, no âmbito do I Simpósio Internacional de Voluntariado no Ensino Superior, realizado na Universidade do Algarve, a Rede de Voluntariado no Ensino Superior (R-VES) tem como missão a de “capacitar, articular e potenciar” a atividade das 26 instituições parceiras “para a investigação e valorização do voluntariado”. Pretende-se desta forma contribuir  para a “promoção de uma cultura e de uma prática de voluntariado, em todas as suas vertentes” no quadro do Ensino Superior.

Para além do diagnóstico das práticas de voluntariado – e respetiva gestão – nas instituições que a formam, a R-VES apresenta-se também como uma plataforma de partilha de boas práticas e experiências de voluntariado, tanto a nível nacional como internacional.

Entre as iniciativas promovidas pela R-VES incluem-se a atribuição do Prémio “Voluntário do Ano R-VES”, ou a dinamização de um site dedicado ao voluntariado universitário em Portugal.