A Universidade do Porto foi uma das grandes protagonistas da 11.ª edição do Torneio Nacional de Debates Universitários (TORNADU), que decorreu entre os dias 4 e 6 de março em Braga.

Naquele que foi o primeiro grande evento de debates presencial desde o início da pandemia, estudantes universitários de todo o país juntaram-se em equipas e disputaram títulos pelas suas respetivas universidades.

Representada pela maior comitiva (17 oradores e nove adjudicares) presente no TORNADU, a U.Porto colocou quatro oradores e três adjudicadores nas fases finais da competição.

Entre os oradores, o destaque vai para Javier Santiago (FCUP), Mariana Coimbra (FEUP), Guilherme Jorge (FDUP) e Gabriela Werdan (FCUP), que atingiram  as semifinais do torneio.

Bruno da Costa Santos (alumnus da FCUP) e Natacha Moreira (FLUP/FEUP) tiveram a oportunidade de adjudicar a final dos iniciados, enquanto Frederico Oliveira (alumnus da FLUP/FEUP) foi escolhido para adjudicar a Grande Final.

Os temas debatidos nesta edição do TORNADU passaram pela saúde mental, crueldade animal, religião, política, educação e feminismo.