A primeira série de ficção sobre educação para a Saúde feita em Portugal2’Minutos para mudar de vida -, produzida pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) e pelo Ipatimup, em parceria com a Fundação Belmiro de Azevedo, venceu recentemente a 10.ª edição do Prémio Saúde Sustentável na categoria «Promoção da saúde e prevenção da doença».

Este prémio, que resulta de uma iniciativa da Sanofi e do Jornal de Negócios, em parceria com a NTT Data, tem como missão contribuir para o reconhecimento e partilha do que de melhor de faz pela saúde nacional.

Nuno Teixeira Marcos, coordenador da Unidade de Prevenção de Cancro do Ipatimup, afirma que “é um motivo de grande orgulho e satisfação que um prémio de sustentabilidade na saúde tenha escolhido um projeto de prevenção de cancro, que é tantas vezes relegada para segundo plano no panorama da gestão da doença”. Isto “apesar de ser a estratégia mais importante que temos para conseguir controlar a doença oncológica e todas as suas implicações societais”, acrescenta.

Para os autores do formato, Nuno Teixeira Marcos, Luís Carvalho, Nuno Ribeiro e Paulo Gomes, estes prémios “são imensamente recompensadores, especialmente quando o júri, constituído por grandes figuras ligadas à saúde nacional, partilha a visão do projeto”.

O projeto já tinha conquistado o Prémio Ciência Viva, em 2020, dois Telly Awards, o Prémio Especial do Juri Casa das Ciências 2020 e uma nomeação para o prémio principal dos MEDEA Awards 2020, tendo vencido o Prémio do público.

Depois de já ter sido selecionado como um dos sete finalistas da primeira edição do Health for All Film Festival (2020), criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a séria vai marcar presença na edição deste ano do Science Film Festival, o maior festival de cinema científico do mundo, com a exibição de três episódios em Angola, Moçambique, Quénia, Tailândia e Indonésia.

2’Minutos para mudar de vida a milhões

A série agora premiada, constituída por 20 episódios, foi transmitida em 2019 na RTP, em horário nobre, e inseriu-se numa campanha multiplataforma – televisão, webmobile, sessões presenciais e sala de aula– de educação para a saúde que promove as mudanças de comportamento ao alcance de cada um para prevenir as doenças não-transmissíveis. A nível de audiências, os números também são promissores: mais de três milhões de telespetadores viram os episódios.

Dois anos após a estreia no horário nobre da RTP1 e com uma banda sonora criada, o projeto continua vivo nas redes sociais e com procura por parte do público. Os posts no facebook e no instagram já chegaram a mais de dois milhões de pessoas e os vídeos no Youtube, na RTP Play, na App e no site foram visualizados perto de 100 mil vezes.

A equipa também criou um kit pedagógico para os professores trabalharem os temas de saúde na sala de aula, que já teve mais de 13.500 downloads.

Os 20 episódios da série foram vistos por mais de três milhões de telespectadores. (Foto: DR)

A última fase da campanha levará às escolas nacionais um novo Curso online de promoção de saúde e prevenção de cancro, disponibilizando aos alunos, além dos episódios da série, vídeos explicativos e de discussão dos temas de prevenção, quizes e atividades práticas.

A campanha «2′ Minutos para mudar de vida» teve como principal parceiro a Fundação Belmiro de Azevedo, a RTP como media partner, e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação «la Caixa».