Depois de quase duas dezenas de eventos que atraíram cerca de 1.000 pessoas ao Pátio do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP), as Noites no Pátio do Museu preparam-se para umas merecida férias. Mas não sem antes uma última “aparição” para mais três noites – 4, 5 e 7 de agosto – na companhia da melhor programação cultural e científica oferecida pela Universidade do Porto. Sempre ao ar livre… e em segurança.

Na noite de 4 de agosto, quarta-feira, a Voz dos Objetos vai trazer-nos Rochas vindas do Espaço. Ou seja, vamos conhecer a coleção de meteoritos que existe no MHNC-UP.

Estrelas cadentes, luzes nos céus, pedras de fogo… O Sistema Solar inspirou, desde sempre, o imaginário humano, seduzindo-nos e incentivando-nos à exploração espacial. Nele existe uma imensidão de rochas, conhecidas como meteoros, meteoritos, cometas e asteroides. Algumas destas rochas extraterrestres acabam por entrar em rota de colisão com o nosso planeta, atingindo por vezes a sua superfície.

Pensa-se que estas poderão ter tido um papel vital na origem da água e da vida na Terra. Mas também se sabe que alguns destes corpos celestes têm a capacidade de causar catástrofes a uma escala global – falamos aqui de eventos de extinção em massa. Nesta sessão, vamos revelar alguns dos segredos dos meteoritos da coleção do MHNC-UP, apresentando as suas diferentes características e origens, e explorando alguns exemplos do folclore e fascínio suscitados por estes corpos celestes. Para nos falar sobre tudo isto teremos João Muchagata, curador de mineralogia e paleontologia do MHNC-UP.

Rochas vindas do Espaço | A Voz dos Objetos

No dia 5 de agosto, quinta-feira, continuamos a olhar para o céu, mas, desta vez, para recordar a Missão Tripulada Apollo 15. Trata-se de mais uma sessão do Ciclo 50 anos de Missões Tripuladas à Lua, promovido pela Casa Comum, o Planetário do Porto e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Já lá vão 50 anos desde o salto de gigante, e faltarão ainda mais alguns para que nos voltemos a aventurar por novas paragens. A celebração da data de chegada ao mais próximo astro do nosso Sistema Solar levanta muitas questões, nomeadamente sobre as nossas aspirações, sonhos e o modo como olhamos para nós próprios e para o nosso planeta.

Precisamente 50 anos após a quarta alunagem, Ricardo Conde, presidente da PTSpace, a agência espacial portuguesa, vai recordar uma missão que venceu os desafios da distância e da duração da permanência na superfície lunar por terem utilizado pela primeira vez o Veículo Explorador Lunar.

Este ciclo de sete sessões tem datas que coincidirem exatamente 50 anos após as datas das sete missões à Lua.

A Missão Apollo 15 foi a primeira a utilizar o Veículo Explorador Lunar. (Foto: DR)

No sábado, 7 de agosto, é dia de voltar a pôr os pés na terra, para descobrir Como Os Coelhos Saíram da Toca. É mais um documentário do ciclo As Novas viagens philosophicas.

A domesticação de animais e plantas mudou completamente a história das sociedades humanas, e é também a maior experiência jamais feita em biologia. Os coelhos foram a única espécie domesticada na Europa Ocidental e oferecem um modelo único para entender melhor as bases moleculares do processo de domesticação.

Neste episódio, acompanhamos o trabalho de Nuno Ferrand de Almeida, coordenador científico do CIBIO-InBIO, desde a genómica até à história medieval francesa, e desde os mosteiros do Sul de França até aos grandes museus de arte.

Como Os Coelhos Saíram da Toca | As Novas Viagens Philosophicas

Iniciada no passado dia 6 de julho, a programação da mais recente edição das Noites no Pátio do Museu incluiu mais de 20 sessões de poesia, performance, música, cinema, debate, entre outras propostas (confira a programação completa). As sessões decorrem sempre a partir das 21h00.

O programa completo pode ser consultado  aqui.

A entrada para todos os eventos é gratuita, mas sujeita a marcação prévia no portal Eventbrite.