Guilherme Macedo, médico gastrenterologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) foi recentemente eleito o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), um cargo que irá desempenhar ao longo dos próximos dois anos.

Nas primeiras palavras enquanto titular do novo cargo, Guilherme Macedo apontou a direção a seguir durante o mandato que antevê “particularmente desafiante”, já que a atual pandemia “obrigou-nos a reorganizar a prestação de cuidados e a redefinir prioridades”.

É urgente recuperar as perdas que a pandemia nos trouxe e as carências que nos foi revelando. É imperioso reformular, reestruturar e olhar para o futuro com planos bem traçados e propósitos claros”, assegura o professor da FMUP, que espera, também, que o momento se traduza numa oportunidade para os sistemas de saúde público e privado “reanalisarem a prestação de cuidados e equilibrarem a resposta à população”.

Para o próximo biénio na SPG, Guilherme Macedo adianta que os planos da direção passam pela aposta nas áreas da humanização, investigação, ciência e formação, não só para os sócios da sociedade, mas também com o objetivo de “promover o aumento do nível de conhecimento na prevenção, diagnóstico, tratamento e literacia acerca das doenças do aparelho digestivo em Portugal”.

Quase 40 anos de dedicação à saúde digestiva

Formado na Faculdade de Medicina da U.Porto, primeiro com a conclusão da licenciatura em Medicina (1983) e, anos mais tarde, com o doutoramento em Gastrenterologia (2002), Guilherme Macedo é o atual diretor do Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar Universitário de São João. Durante a sua formação, estagiou em países como a Alemanha, França e Estados Unidos da América.

Autor de mais de 300 artigos científicos publicados em revistas indexadas, o professor catedrático convidado da FMUP e investigador do CINTESIS desenvolve atividade, enquanto investigador clínico, na área da expansão da tecnologia endoscópica e nos múltiplos agentes que interferem com a saúde do fígado.

A par da carreira médica e científica, Guilherme Macedo tem desempenhado diferentes cargos em organizações nacionais e internacionais, como é exemplo o lugar de presidente na Organização Mundial de Gastrenterologia (WGO) e de chairman da Fundação da WGO. Em 2015, foi distinguido com o Prémio Internacional de Liderança pelo American College of Gastroenterology.