“É um motivo de grande satisfação, mas também de grande responsabilidade por tudo o que é preciso fazer. Estou também a levar a bandeira das instituições que represento, nomeadamente a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e o CINTESIS.” É desta forma que Guilherme Macedo reage à notícia da sua indigitação como presidente eleito da Organização Mundial de Gastrenterologia (WHO), durante o Congresso Mundial daquele organismo, que decorreu recentemente em Istambul, na Turquia.

Para o investigador, docente e médico, a nomeação para o cargo de presidente da WGO, que irá desempenhar entre 2021 e 2023, é “um reconhecimento do prestígio da FMUP e do caminho percorrido”. Um caminho que colocou “Portugal no radar” e que deu à Gastrenterologia portuguesa “uma grande visibilidade”.

Os seus objetivos passam por “consolidar a posição da WGO enquanto plataforma de conhecimento e polo de educação e treino dos gastrenterologistas à escala global, com o propósito de melhorar a saúde digestiva da população mundial”. Nesse sentido, defende uma “simbiose” entre as vertentes educacional, investigacional e assistencial.

A WGO é uma federação de sociedades científicas de Gastrenterologia, representando mais de 50 mil especialistas de todo o mundo. Tem como missão a salvaguarda e promoção da saúde digestiva.

Uma carreira de excelência

Além de investigador integrado do CINTESIS, Guilherme Macedo é professor catedrático convidado da FMUP, diretor do Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), certificado como “Centro Europeu de Formação em Gastrenterologia e Hepatologia”, e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia.

Autor de cerca de 350 artigos científicos publicados em revistas indexadas, tem como principais áreas de interesse cienífico o desenvolvimento da tecnologia endoscópica e a saúde do fígado.

Presidiu à Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado e à Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva. Em 2015, foi distinguido com o Prémio Internacional de Liderança pelo American College of Gastroenterology.