André Cruz, antigo estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), vai ser distinguido esta quarta-feira, 12 de maio, com o prémio Best Thesis Award – na área das Tecnologias de Informação – promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), com o apoio do Consórcio das Escolas de Engenharia (CEE). A cerimónia acontece pelas 16h35, integrada no 30.º Digital Business Congress, cuja sessão de abertura vai contar com Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República.

Desenvolvido na Feedzai Research, o trabalho que serviu de dissertação de mestrado ao alumnus da FEUP incide no estudo de enviesamentos e potenciais discriminações na utilização de sistemas de inteligência artificial relacionadas com género, idade, etnia ou localização geográfica. Da investigação agora premiada resultou um novo algoritmo – o Fairband – que permite treinar modelos mais justos, aumentando a equidade de processos de decisão automática em 93%, em média.

Uma das grandes vantagens do método apresentado é a sua compatibilidade com qualquer algoritmo preditivo já em utilização nas empresas, reduzindo o custo de adoção de políticas de Inteligência Artificial Responsável.

“Se um algoritmo de análise de risco de fraude que é usado para aprovar pedidos de abertura de uma nova conta bancária tiver uma taxa de erro muito superior para pessoas de minorias étnico-raciais irá provocar um acesso desigual a serviços bancários, aumentando ainda mais a desigualdade social. Com o Fairband podemos treinar modelos que sejam eficazes para todos os grupos e não apenas para um.”, explica André Cruz.

Com uma avaliação final de 20 valores, o trabalho de investigação foi desenvolvido sob a orientação de Carlos Soares, professor no departamento de Engenharia Informática da FEUP, e Pedro Saleiro, diretor de investigação na Feedzai.

André Cruz é atualmente Research Data Scientist na Feedzai, onde continua a trabalhar neste projeto e na sua produtização, tendo sido ainda distinguido recentemente com o prémio de melhor tese de mestrado em Computational Intelligence pelo IEEE Portugal.

Por seu lado, a Feedzai foi distinguida com três prémios internacionais de inovação no âmbito do Fairband: finalista na categoria de Software dos World Changing Ideas da Fast Company, “Fraud Prevention Innovation of the Year” pelos Fintech Breakthrough Awards, e “RegTech of the Year” na edição de 2021 dos Asia FinTech Awards.

A aposta na formação como incentivo

O Best Thesis Award foi lançado em fevereiro de 2021 com o intuito de premiar o mérito dos estudantes das universidades representadas pelo Consórcio das Escolas de Engenharia, que reúne a FEUP, a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, a Universidade de Aveiro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

João Falcão e Cunha, coordenador do CEE e Diretor da FEUP, compara a qualidade do Ensino Superior em Portugal “nas áreas de engenharia, tecnologias de informação e telecomunicações” com as melhores escolas do mundo e refere que “os estudantes adquirem frequentemente competências de trabalho em grupo, de gestão e liderança de projetos e de pessoas envolvendo-se em atividades de investigação e inovação”.

O Prémio será entregue aos vencedores no 30.º Digital Business Congress, a 12 de maio.

Para a entidade organizadora, este prémio, que atribui 1500 euros aos três vencedores das melhores teses de mestrado do respetivo ano letivo, contribui para a “construção de um futuro sustentado”. “Evidenciar o que de melhor temos nas nossas universidades poderá representar um forte incentivo a que mais jovens optem por estas áreas de formação”, afirma Rogério Carapuça, presidente da APDC.

Nesta edição do Best Thesis Award, dois alumni do Instituto Superior Técnico consagraram-se vencedores nas categorias de Telecomunicações e Media.