No dia em que é comemorada mundialmente a Atividade Física, o Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP) lança uma Active Week para despertar a comunidade para a prática de exercício físico no dia-a-dia. A iniciativa começa já a 5 de abril, dia em o CDUP-UP reabre as suas instalações. Para motivar os participantes, o Centro de Desporto oferece 25% de desconto na mensalidade do Programa UPFit e 50% de desconto nas inscrições.

As aulas da Active Week, a decorrerem em formato completamente online até ao dia 10 de abril, vão incluir treinos de força gerais e localizados, atividades rítmicas, um treino de natação funcional e ainda uma Mega Aula no dia 6 de abril, de Local, Workout e Combo Dance. Para participar nas restantes aulas da Active Week, basta aceder aos links disponibilizados aqui.

As consultas de nutrição, também gratuitas, estão marcadas para os dias 5 e 7 de abril e requerem inscrição prévia a partir do dia 1 de abril na Plataforma Online.

Sobre a Active Week, Joana Carvalho, Pró-Reitora da U.Porto com o pelouro do Desporto, lembra que “nos dias de hoje é ainda mais importante assinalarmos esta data! Urge mantermos as pessoas ativas, incentivando-as para a prática desportiva seja de forma presencial ou online. Sabemos dos benefícios que a prática de atividade física e desportiva traz para a saúde e bem-estar da nossa população e, por isso, a U.Porto pretende ajudar a que toda a comunidade tenha melhor qualidade de vida e criar condições para um campus cada vez mais saudável”.

Instrutora de Fitness a cronometrar exercício dos alunos

As aulas da Active Week serão lideradas, como sempre, pela equipa de instrutores do CDUP.UP. (Foto: CDUP-UP)

Regresso à prática desportiva presencial em segurança

Em simultâneo a estas atividades via Zoom e às habituais aulas do Programa UPFit Online, as salas de musculação do CDUP-UP entram em funcionamento na mesma semana, nas instalações do CDUP-Boa-Hora e na FADEUP. Estão também marcadas as aulas Outdoor de GAP, Workout, Circuit Training, Core e HIIT, limitadas a 4 participantes por sessão.

Com um Plano de Reabertura faseado e cauteloso, o Centro de Desporto da Universidade do Porto tem garantidas todas as medidas de segurança para desportistas e staff, que começa a regressar gradualmente ao trabalho presencial.

Questionado sobre a reabertura e a coincidência das datas, Bruno Almeida, Diretor do CDUP-UP, acredita que: “a comemoração deste dia não poderia vir em melhor altura pois coincide com a semana em que reabrimos as portas do Centro de Desporto da U.Porto! Pretendemos que esta Active Week seja uma verdadeira ação de sensibilização à prática de atividade física da comunidade U.Porto e toda a população em geral”.

O líder do CDUP-UP deixa por isso o desafio a toda a comunidade: “Depois deste período de confinamento, preparámos um programa seguro, temos uma equipa de trabalho motivada e com novas ideias para pôr toda a U.Porto a mexer, por isso convido todos a aparecer!”: