Tiago Magalhães Costa, antigo estudante da licenciatura em Ciências do Desporto e do mestrado de Treino de Alto Rendimento na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), conquistou, este sábado, ao serviço da equipa brasileira do Palmeiras, a Copa Libertadores da América, a principal competição de futebol do continente americano.

Natural de Gondomar, cidade onde nasceu há 26 anos, Tiago Magalhães Costa desempenha funções de Analista de Desempenho e Performance na equipa técnica liderada pelo português Abel Ferreira, treinador com quem iniciou a sua aventura no futebol profissional ao serviço do SC Braga e à qual daria continuidade nos gregos do PAOK, antes de rumar, em outubro de 2020, ao Palmeiras.

Contactado pela sua Faculdade de sempre escassas horas após o jogo do título, Tiago Magalhães Costa afirmou “é sempre especial o vosso contacto porque a minha ligação à FADEUP é muito forte, não só porque foi nessa casa que me formei profissionalmente e como homem, mas também pelas excelentes classificações que tive”.

No jogo que atribuiu o título, disputado no mítico estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o Palmeiras defrontou os também brasileiros do Santos, tendo o único golo da partida sido marcado numa altura em que já se previa o prolongamento. Ao nono minuto de descontos, Breno Lopes, jogador resgatado à 2ª divisão brasileira em novembro passado, fez de cabeça o golo da vitória.

A Copa  Libertadores da América é disputada anualmente entre os principais clubes da América do Sul. É uma das mais prestigiadas competições futebolísticas do mundo, juntamente com a europeia Liga dos Campeões da UEFA.

Esta é a segunda vez na sua história que o Palmeiras conquista a competição, depois de o ter conseguido pela primeira vez em 1999, na altura sob o comando do antigo Selecionador Nacional, Luiz Felipe Scolari.