O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da U.Porto (ICBAS-UP) inaugurou esta terça-feira um novo Serviço de Cirurgia no seu Centro Clínico de Equinos de Vairão (CCEV).

O novo Serviço de Cirurgia conta com uma equipa altamente qualificada e com um renovado bloco cirúrgico para animais de grande porte, provido com equipamentos cirúrgicos e anestésicos de vanguarda, oferecendo assim capacidades técnica e logística para um serviço de ponta em cirurgia de equinos.

Condições reforçadas pela parceria estabelecida entre o ICBAS e a cirurgiã espanhola Patricia Becerra Salas, residente admitida para exame de certificação ECVS (European College of Veterinary Surgeons). Com um percurso profissional estabelecido hospitais veterinários de referência na cirurgia de equinos, Patrícia Becerra tem também experiência sólida em Medicina Desportiva, Anestesia e Medicina Interna.

Desta forma, o ICBAS dá resposta às crescentes exigências do mercado de criação de cavalos na região Norte, assinalando a vontade de constituir uma unidade de apoio à cirurgia de equinos e de colaborar com médicos veterinários, nunca esquecendo o principal objetivo do Centro Clínico de Equinos: a formação dos estudantes de Medicina Veterinária.

O novo Serviço de Cirurgia inclui um renovado bloco cirúrgico para animais de grande porte. (Foto: DR)

Integrado no Polo de Vairão (Vila do Conde) do ICBAS, o CCEV oferece à comunidade vários serviços veterinários de referência, nomeadamente na cirurgia eletiva e no diagnóstico porimagem (raios X, ecografia, endoscopia), bem como consultas nas áreas de Medicina Desportiva e de Medicina Interna.

O Centro Clínico de Equinos de Vairão conta ainda com o apoio de vários laboratórios internos da faculdade, nomeadamente de anatomia patológica, de citologia, de hematologia, de parasitologia, de demicrobiologia, entre outros.

O Centro Clínico de Equinos de Vairão é parte integrante do Centro Clínico e de Investigação Veterinária do ICBAS instalado no concelho de Vila do Conde.