‘Relatively Speaking’ é o nome do EP que, a partir desta segunda-feira, serve de cartão de apresentação aos Phase Transition. Ou melhor, de Fernando Maia, José Pereira, Luís Dias e Sofia Beco, os quatro estudantes das faculdades de Ciências (FCUP) e de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) que encontraram a receita eletrizante perfeita para uma banda de engenheiros: combinam música clássica, jazz, fusão com a música metal e progressiva.

“Três futuros engenheiros físicos e uma futura engenheira biomédica numa banda de metal progressivo… Tem tudo para correr bem! Quisemos fazer algo verdadeiramente diferente e combinar várias influências musicais como resultado da formação multidisciplinar dos membros, explica”, Fernando Maia, baterista dos Phase Transition.

O grupo começou apenas com Luís, guitarrista da banda, e Fernando, em 2018, que durante uns tempos foram os ‘Pernas de Pau’, uma banda de covers de Metallica e Megadeth que apenas se divertia numa sala de ensaios. Mas rapidamente se aperceberam de que havia potencial para profissionalizar a música e tentarem a sua sorte, convidando mais membros para a banda.

“O que era apenas diversão passou a ter objetivos mais ambiciosos, principalmente o aperfeiçoamento da técnica musical. Foi nessa fase que surgiram os restantes membros da banda: a Sofia, violinista, que mais tarde se tornou também vocalista, e o José, baixista”, avança Fernando.

Afirmação em tempos de pandemia

Os Phase Transition estrearam-se ao vivo como banda de covers em 2019 no FMUP Music Fest, no Hard Club, no Porto. Já em 2020, começaram a trabalhar em temas originais, em plena pandemia.

Baixar os braços nunca foi opção para estes estudantes da FCUP e da FEUP que, mesmo em confinamento, decidiram continuar a trabalhar no projeto, mantendo as datas pré-definidas de gravação dos singles, enquanto estudavam para os exames da faculdade.

“Queremos muito marcar concertos e atuar para um grande público, mas o panorama é de muita incerteza. Para compensar, estamos a apostar na divulgação da nossa música pelas redes sociais e plataformas digitais”, acrescenta o baterista.

A aposta da banda neste EP de estreia foi a “exploração de novas sonoridades com toda a sua complexidade harmónica e rítmica” sem a limitação de compor só para um tipo de ouvintes.

O EP ‘Relatively Speaking’ é composto por ‘Shadows Of Thought’, o último single dos Phase Transition, e contempla ainda o single de estreia da banda, ‘Singularity’. O lançamento será feito em formato de CD e digital em todas as plataformas de streaming de música.