O projeto de desenvolvimento de uma escala de risco COVID-19, coordenado pelo investigador Ricardo Cruz Correia, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do CINTESIS , venceu a edição 2020 do Prémio Saúde Sustentável (categoria de Replicabilidade), uma iniciativa do Jornal de Negócios e da Sanofi, com o patrocínio do Ministério da Saúde e com o alto patrocínio do Presidente da República

O objetivo do projeto, desenvolvido em conjunto pelo CINTESIS, Winning e Hospital de Ovar Dr. Francisco Zagalo, era criar uma escala de risco de COVID-19 através de uma análise I&D probabilística de Monte Carlo. Pretendia-se, dessa forma, dotar aquela instituição de saúde de planos de contingência adaptados para gestão de casos de pandemia.

“Esta distinção é muito relevante para se dar atenção à necessidade de criação de ferramentas de apoio num contexto não complexo e dinâmico como a COVID-19, bem como para realçar a capacidade de se usar projetos e métodos de investigação no desenvolvimento rápido destas soluções”, afirmou Ricardo Cruz Correia, em reação ao anúncio de mais esta distinção.

Segundo Henrique Vasconcelos, investigador da FMUP/CINTESIS que também participou no projeto, fica ainda patente “a necessidade de se trabalhar, em paralelo, na interoperabilidade de sistemas de informação epidemiológica e apoio à decisão, quer hospitalar, quer regional”.

O projeto é coordenado pelo investigador Ricardo Cruz Correia, da Faculdade de Medicina e do CINTESIS. (Foto: DR)

Nova versão em desenvolvimento

O projeto tinha sido já distinguido com um financiamento de cerca de 30 mil euros por parte da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito do concurso RESEARCH 4 COVID-19.

Os próximos passos apontam para o desenvolvimento de uma nova versão para disseminação por outros hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para apoiar a sua gestão em tempos de pandemia.

O Prémio Saúde Sustentável visa a promoção e divulgação de boas práticas para a sustentabilidade da saúde em Portugal. A edição de 2020 foi especialmente dedicada a distinguir as “Boas Práticas em Contextos COVID-19”.