Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do CINTESIS está a desenvolver uma escala de risco de COVID-19, para utilização em hospitais do Serviço Nacional de Saúde, a começar pelo Hospital Dr. Francisco Zagalo, em Ovar, um dos concelhos do país mais atingidos pela pandemia.

O objetivo do projeto, recentemente contemplado com quase 30.000 euros no âmbito da iniciativa RESEARCH 4 COVID19, passa por criar uma escala de risco que permita determinar o risco de infeção pelo novo coronavírus (SARS-CoV2), responsável pela atual pandemia. Entre os parâmetros utilizados para avaliação do risco estão o número de infetados, a gravidade dos casos e o número de profissionais de saúde.

“É essencial que os hospitais estejam preparados para agirem proativamente, por antecipação, perante a COVID-19”, alerta Ricardo Cruz Correia, coordenador do projeto e investigador da FMUP e do CINTESIS.

É nesse sentido que a aplicação desta escala permitirá calcular o nível de risco a cada momento, reorientar as equipas e adequar a capacidade e a oferta do hospital, num curto espaço de tempo, garantindo a segurança e a qualidade dos cuidados prestados.

“Para cada nível da escala de risco COVID-19 há um plano de contingência que transforma a capacidade e disposição da oferta hospitalar, adaptando-as para a gestão de casos da pandemia”, indica o coordenador.

De Ovar para o mundo

A escolha do Hospital de Ovar para “caso-piloto” prende-se com a existência de uma colaboração prévia e com o impacto da pandemia neste concelho, que esteve um mês em estado de calamidade pública e em cerca sanitária. Só até ao passado dia 25 de abril, foram registados cerca de 660 infetados e 35 mortos pela COVID-19 no concelho.

Os resultados obtidos têm potencial de replicação a todos os hospitais do SNS e a nível internacional, com impactos esperados na preparação das instituições, na qualidade do serviço, na redução do “burnout” dos profissionais de saúde e na produção de conhecimento científico nesta área.

O projeto tem como parceiros o Hospital Dr. Francisco Zagalo, em Ovar, e a Winning Consulting.

Este foi então é um dos 17 projetos liderados por investigadores da Universidade do Porto que serão apoiados no âmbito da “RESEARCH 4 COVID-19”, uma iniciativa lançada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com o objetivo de melhorar a resposta do Serviço Nacional de Saúde no combate à pandemia por COVID-19.