A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto acaba de integrar o Pacto Português para os Plásticos, iniciativa que pretende incentivar uma economia circular para os plásticos, na qual estes nunca se convertem em resíduos.

Esta plataforma de colaboração inédita reúne 88 diferentes atores da cadeia de valor nacional do plástico: Governo, produtores, retalhistas, entidades de reciclagem, universidades, ONGs, associações, entre outros.

“A integração da UPTEC no Pacto Português para os Plásticos reflete o nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental e pretende colocar a inovação na procura de soluções que promovam a circularidade. afirma Maria Oliveira, Diretora de Negócios da UPTEC.

A mesma responsável destaca ainda que “Eesta é mais uma iniciativa ao abrigo do nosso Plano de Responsabilidade Social e Ambiental, inteiramente alinhado com Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU.”

A UPTEC junta-se assim à Faculdade de Engenharia (FEUP) e ao INEGI entre os representantes da rede U.Porto numa iniciativa pertencente à rede internacional da New Plastics Economy (Fundação Ellen MacArthur), e que coloca Portugal no grupo de países que pretendem liderar esta transição.

Cinco metas até 2025

Lançado no início deste ano, em alinhamento com os ODS e com a visão de economia circular dos plásticos da Fundação Ellen MacArthur, o Pacto Português para os Plásticos compromete-se a cumprir cinco metas, até 2025.

Os objetivos passam por garantir que 100% das embalagens de plástico são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis e que 70%, ou mais, das embalagens plásticas são efetivamente recicladas, através do aumento da recolha e da reciclagem. Entre as metas inclui-se, também, incorporar, em média, 30% de plástico reciclado nas novas embalagens de plástico e promover atividades de sensibilização e educação aos consumidores (atuais e futuros) para a utilização circular dos plásticos.

Já até 2020, o Pacto pretende desenvolver uma listagem de plásticos de uso único considerados problemáticos ou desnecessários e definir medidas para a sua eliminação.

Liderada a nível nacional pela Associação Smart Waste Portugal, a iniciativa conta com o apoio do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, do Ministério do Mar, do Ministério da Economia e Transição Digital, e com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República.