“Uma plataforma colaborativa e de inovação, unida por uma visão comum de uma economia circular para os plásticos em Portugal, onde estes nunca se converterão em resíduos”: é este o compromisso comum firmado pelo Governo e por um total de 55 organizações, distribuídas por diferentes agentes da cadeia de valor dos plásticos, ONG’s, associações e instituições académicas– entre as quais se inclui a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Assumidamente colaborativo, o Pacto Português para os Plásticos pretende liderar pelo exemplo e servir de inspiração no movimento de transição dos plásticos para uma economia circular. Para tal, as entidades signatárias comprometem-se a desenvolver ações que lhes permita chegar a 2025 com todo o plástico novo fabricado a incorporar, em média, 30 por cento de plástico reciclado nas novas embalagens e que 70 por cento das embalagens usadas sejam efetivamente recicladas, através do aumento da reciclagem e recolha.

É também objetivo que, em 2025, a totalidade dos plásticos usados nas embalagens seja reutilizável, reciclável ou compostável, compromisso que envolve “toda a fileira, desde a produção até à distribuição”. Destaque ainda para o compromisso de elaboração de uma lista de todos os plásticos de uso único desnecessários e de um plano para a sua eliminação, promovendo o redesenho, a reutilização e novas formas de entrega dos produtos.

O lançamento da iniciativa decorreu no passado dia 4 de fevereiro, no Auditório Sede da EDP. (Foto: DR)

Por “um consumo mais responsável”

A Faculdade de Engenharia da U.Porto torna-se assim uma das entidades signatárias pioneiras e uma das cinco instituições de ensino superior que integram o Pacto, iniciativa que vem reforçar o esforço contínuo pelos valores da sustentabilidade e circularidade promovidos pela FEUP.

“Através do Pacto Para os Plásticos pretende-se contribuir ativamente para o consumo mais responsável do plástico e para a sua circularidade. As instituições de ensino superior assumem um papel relevante para o cumprimento das metas do Pacto, através das suas atividades pedagógicas, da investigação, desenvolvimento e inovação.”, afirma Ana Carla Madeira, responsável pelo Comissariado para a Sustentabilidade da Faculdade de Engenharia.

Coordenado pela Associação Smart Waste Portugal, o Pacto Português para os Plásticos conta com o apoio do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, Ministério da Economia e Transição Digital, Ministério do Mar e tem o Alto Patrocínio da Presidência da República, e é parte da Rede dos Pactos para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur. Entre os benefícios de integrar a iniciativa inclui-se o acesso a uma plataforma exclusiva de troca de conhecimento, aprendizagens e melhores práticas com outros Pactos para o Plástico em todo o mundo.

A cerimónia oficial de lançamento do Pacto decorreu no passado dia 4 de fevereiro, no Auditório Sede da EDP, em Lisboa e contou com mais de 220 participantes.